domingo, 26 de junho de 2011

Bacupari Contra as Cáries!!!!


Oiiii
Vocês sabem o que é Bacupari?? Eu também não sabia até ler uma reportagem da Revista Ciência Hoje, Jeito natural de prevenir cáries, è isso mesmo, jeito super natural,.Pois o Bacupari  é uma frutinha brasileira encontrada em uma  vasta área nacional que vai desde Amazônia até o Rio Grande do Sul. Ela é utilizada em "garrafadas" e chás   pelos nativos da região, pois eles já conheciam a sua propriedade anti-inflamatória anti-inflamatória e  cicatrizante.
Pesquisadores puseram-se desbravar a  frutinha e além de comprovar o que os populares já sabiam, descobriram uma substância muito eficiente no combate as bactérias que atacam os dentes, a sua capacidade antibacterícida é comparada a do antisséptico químico mais usado por dentistas em consultório, porém ao contrário dos compostos artificiais, o antibiótico natural não altera o paladar e não provoca manchas nos dentes. 
" substância encontrada no bacupari, a 7-epiclusianona, foi isolada e identificada pela primeira vez em 1999 pelo químico Marcelo dos Santos, do Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais. O pesquisador já estudava o bacupari há mais de 16 anos e descobriu suas propriedades antibacterianas a partir do uso popular da fruta."

A partir desses resultados, pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram agora em testes com culturas de bactérias a eficiência da substância no combate a cáries e descobriram que ela é encontrada em maior concentração na casca do bacupari. O extrato da casca da fruta se revelou um poderoso antibiótico: em baixas concentrações, entre 2,5 e 5 microgramas/mililitro, ele inibe a ação da principal bactéria causadora da cárie, a Streptococcus mutans.

São por essas e por outras que me ponha a pensar.... Como nosso país é rico!! Como somos um povo vasto de cultura única e linda!! Como me orgulha ser brasileira! como eu tenho medo da Biopirataria e da falta de incentivo!! Quantas outras frutas, ervas nós temos? Quantas são pirateadas e patenteadas fora do nosso país? Lutemos, pesquisesmos em prol de um país melhor!! Brasileiros, por brasileiros!! Vamos provar que o Brasil não estar à venda.....

Novidades na Odontologia nos últimos 10 anos

Como ainda somos estudantes e curiosos, adoramos uma tecnologia e somos da geração "hi-tech", estive buscando as últimas tecnologias da odontologia... Aí estão elas! Como vivemos em um mundo que em questão segundos o que era novo passa a ser velho, espero ainda ta atualizada....

Anestesia Computadorizada: permite que o anestésico seja aplicado a uma pressão e volume constantes, impedindo grande resistência por parte dos tecidos, que é, de fato, o que gera a dor no paciente.
Esse tipo de recurso contribui para deixar o paciente mais seguro, embora nem sempre implique em menos dor. Uma anestesia manual bem aplicada pelo profissional atinge o mesmo grau de satisfação, mas a anestesia computadorizada é forte aliada pois faz com que o paciente perca o medo de sentir medo.
Instrumentos rotatórios para canais: permitem que os canais sejam descontaminados, limpos, preparados e obturados com mais rapidez e eficiência, diminuindo o tempo do paciente na cadeira do dentista.
Carisolv: gel que deve ser aplicado sobre a cárie, ajudando e facilitando a sua remoção. Atua apenas como coadjuvante, não dispensando o motor para completa remoção da mesma e preparo da cavidade para colocação  do material restaurador.
Sedação com Óxido Nitroso: esta sedação leva o paciente a um grau mínimo de depressão do sistema nervoso central, deixando-o relaxado, sem qualquer medo ou ansiedade. O paciente fica consciente e mantém sua capacidade reflexa de proteção, diferente do que acontece na anestesia geral. O  “gás hilariante” como é chamado não permite que o paciente perca a consciência em nenhum momento do procedimento.
Laser: Clareamento – usado no clareamento dos dentes, acelera o processo fazendo com que o paciente obtenha resultados mais rápidos. Consegue melhores resultados que o tratamento caseiro, em alguns casos de difícil clareamento.
Terapia – o laser usado para estes casos é de baixa potência. A laserterapia pode ser usada em conjunto com outras técnicas ou isoladamente. Suas principais indicações são para pacientes com sensibilidade dentária, herpes labial, aftas, pós operatórios e alívio de dor de um modo geral. É pratico e eficiente.
Ultrasson: equipamento acessório que permite a descontaminação da gengiva e remoção de tártaro e manchas com mais rapidez e conforto para o paciente. Por não ter ponta cortante o ultrasson permite também recuperação e cicatrização mais rápida da gengiva que foi raspada, do que pelas antigas curetas.
Procera: evolução das coroas metalo-cerâmicas, substitui a base metálica, melhorando a estética e torando a porcelana mais natural e parecida com nossos própios dentes. Para ser confeccionada usa tecnologia de ponta pois precisa ser escaneada por computador para então ficar pronta e bem adaptada.
Aparelhos ortodônticos estéticos: podem ser em resina acrílica ou porcelana. Fazem basicamente tudo que os aparelhos metálicos com a vantagem de serem mais discretos.
Existem também os aparelhos linguais que são colocados na parte de trás dos dentes, mas estes ainda apresentam algumas limitações.
Óculos de relaxamento com DVD: faz o paciente distrair e esquecer que está em tratamento numa cadeira de dentista.
Telas de cristal líquido também podem ser acopladas à cadeira para permitir ao paciente assistir filmes ou DVD durante o tratamento.
Cadeira com massagem digital: oferece ao paciente maior conforto e comodidade.
O paciente relaxa e recebe pontos de vibração que podem ser localizados em determinada área ou generalizados, conforme preferência.
Micro câmera digital: possibilita ao paciente visualizar os problemas que devem ser tratados, questionar e acompanhar o que está sendo feito através de uma pequena câmera que é colocada dentro da boca do paciente e tem suas imagens apresentadas numa tela acoplada à cadeira do dentista permitindo completa visualização por parte do cliente.
Implantes osseointegrados: são o melhor e mais eficiente recurso na odontologia para repor dentes que foram perdidos.  A cirurgia é rápida e tranqüila, desde que bem planejada. Sua vantagem é não precisar e depender dos dentes vizinhos, apenas de osso suficiente na região. Hoje, bem mais baratos, são de fácil acesso a quase toda população.
A famosas reabilitações em 72 horas de fato são possíveis , dependendo somente de correta indicação. Neste caso o paciente realiza os implantes e já coloca a prótese provisória dentro deste período.
Apesar de todos os recursos e novidades em equipamentos e tecnologia, tem-se visto pacientes cada vez mais informados, exigentes e interessados em saber o que está acontecendo.
Os clientes ( não gosto desse termo) têm ainda como principais quesitos a pontualidade, atenção e carisma por parte do profissional. Rapidez e eficiência também são fundamentais, uma vez que o cliente não deseja ficar muito tempo em tratamento. Por isso a mais nova novidade da odontologia são os Spas Odontológicos já instalados em São Paulo, Rio e Brasília que permitem ao paciente otimizar seu tempo em tratamentos de um dia ou apenas uma semana.
Mais novidades são esperadas para os próximos anos, principalmente no que diz respeito ao estudo com células tronco. Provavelmente, no futuro, implantes serão coisa do passado, pois tudo indica que conseguiremos estimular a formação de um novo dente. 

E que venha o futuro, e que nos tornemos excelentes dentistas!!! =)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Odontologia Especial


Oii
Já faz alguns dias que ando procurando textos, artigos que falem sobre a ODONTOLOGIA ESPECIAL, mas infelizmente não tenho encontrado muita coisa... Me sinto extremamente tocada, quanto a esse assunto, e queria muito mesmo ler mais, para poder escrever e quem sabe discutir com alguém capacitado e aprofundar essa discussão no intuito de quem sabe melhorar o atendimento desses pacientes.(sei também, que ainda não tenho gabarito suficiente para isso, mas só o fato de estar diante da discussão, já me deixa feliz) Sei que próximo semestre a faculdade vai desenvolver o projeto intitulado, DENTE FELIZ, que no princípio será voltado para esses pacientes, sei que é um bom começo, mas como eu sou curiosa e odeio ficar sem fazer nada eu qria mais...
Bem, pelas minhas buscas, percebi que muitos dentistas ainda tem medo (como eu tinha) de cuidar desses pacientes, outros tantos acham que com esses pacientes se perde muito tempo, e na atual lógica capitalista tempo é dinheiro, e para outros de maneira geral eles não tem pacientes e sim clientes(uma lógica mesquinha). Mas eu também percebi que existem muitos dentistas dispostos a quebrarem esse tabu, e a mostrar que não há muita diferença no atendimento, basta Carinho, paciência e muita confiança tanto no seu trabalho como no outro.
Muitos desses pacientes não tem coordenação motora, não conseguem segurar uma escova de dente e fazer a correta higienização bucal, por isso além de atender e cuidar dessas crianças, nós dentistas(mesmo que  iniciando o 2°semestre já me considero) temos que trabalhar também com a família, principalmente as carentes, é necessário que se formem vínculos: paciente-dentista-família, para que se tenha sucesso e continuide...
Lí em outro blog que na odontologia especial, o especial é o dentista, e sabe que quem escreveu isso tem toda razão!! nunca fiz nenhum atendimento, mas da pouca experiência que tive com esses anjinhos saí revitalizada, mais feliz e sim me sentindo muito mais especial!! 
Quero convidar a quem já é dentista a participar do projeto pAPAE noel dentista (não deixem de entrar nesse link) que começou pouco antes do natal passado e consiste na adoção de um paciente especial (achei mega importante), e se cada dentista adota um já diminui a desigualdade e o esquecimento sofrido por essas pessoas. 
Acho que era isso que eu queria passar hoje para vc's, e dizer que continuarei pesquisando e postando!! e tambm que quero muito participar do projeto da faculdade!! e de outros externos que aparecerem é só me avisar!! (srrrsrsrs)

Para entender mais leia também:

Beijos!!!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

As vacinas e os Dentistas!

Nas últimas aulas do Prof. francisco, sempre falava da importância da vacinação. E agora que somo futuros dentistas,vamos trabalhar com fluidos corporais com materiais perfurocortantes, é bom manter o cartão de vacinação atualizado!! Aqui vai uma listinha de importantes vacinas a serem tomadas!! 



- Hepatite B: três doses (segunda um mês após a aplicação da primeira, terceira seis meses da primeira) que protegem contra a Hepatite B. Transmissão através de contato com sangue ou fluidos corporais do paciente.
Influenza (gripe): aplicada anualmente, protege contra as principais variações do vírus da gripe
- Tétano-Difteria: composta por três (doloridas)  doses (primeira e segunda doses com intervalo de quatro a oito semanas e a terceira dose entre seis e doze meses). Após esta etapa a vacina é reaplicada a cada 10 anos. 
Tríplice Viral (Caxumba, Sarampo e Rubéola): uma única aplicação, ainda na infância. Mulheres e profissionais que trabalham com crianças têm maior risco de adquirir rubéola, bem como transmiti-la a grávidas , que por sua vez correm risco de rubéola congênita.
Vacina Pneumocócica: única aplicação, durante a infância, protege contra meningite, pneumonia e otite média.
Hepatite A: geralmente ministrada na infância, esquema de duas doses (sendo a segunda, seis meses após a primeira).
BCG: protege contra a tuberculose, usualmente esta vacina é dada durante a infância.
Febre amarela: indicada para profissionais em área susceptível à doença (ou em épocas de surtos).

E aí já confereu seu cartão de vacinação?? tem todas???  Se não procure um posto de saúde, a vacinação é gratuita!  Prevenir é bom sempre!!

Beijooo!!

Rapidinhaaa.... Só para não perder a prática....

Férias, Longe das finais, rsrsr, è Cassio, o chuscarro com todo mundo da odonto esse semestre furou... (=)), só aguardando ansiosamente a chegada dos amigos e do namorado, os reecontros as festinhas, curtindo as férias...
Mas o meu pensamento não sai da odontologia tenho encontrado tanta coisa legal!!
Queria  compartilhar com vc's uma das versões mais divertida da Música Eduardo e Mônica que amo muito do meu ídolo Renato Russo, ri muito com essa....


E para a animar mais um pouquinho, que tal relembrar as aulas da Vanessa??






















rrsrsrs e depois de relembrar as nossas primeiras aulas que tal ri um pouco mais com o filhinho do Neymar

Meu dente caiu !!! Meus amigo vão achá que eu sou um idiota !!!
Tá nascendo fraaaaaaquiiiiiinhoooooo !!!


Rsrrsrrsrsrrs  ri muitooooooo! Beijosss!!!! espero que gostem....

terça-feira, 21 de junho de 2011

Amor Pelo Dentista

Oiiii
Eu estava aqui procurando um texto falando do amor que o dentista tem por sua profissão e acabei encontrando uma crônica muito engraçada, a paciente apaixonada pelo dentista,  ri muitooo, vamos ri tambm?? Quem sabe vc conhece alguma história parecida?!!


Amor pelo Dentista
Dentre as manifestações de amor, existe uma que consiste em total estranheza para a maioria das pessoas. É o amor do paciente pelo dentista, como conseqüência do tratamento dentário feito por  amor e prazer.
Muitos de vocês perguntarão:
_O quê? Prazer em ir ao dentista?!

Isto mesmo: den-tis-ta!  Para eles, a odontologia é considerada uma das mais sensuais profissões e o dentista, por si só, um objeto de amor e prazer.  Porém, ele (ou ela) tem que estar dentro de um consultório, vestido a caráter e com um instrumento odontológico ao seu alcance, ou seja, uma pinça, uma broca, um raio-X, etc. O tom de seus gestos, vai dar a idéia da intensidade da relação para esses curtidores “oro-dentais”. A atração começa na observação do odonto-profissional logo nas primeiras consultas: a forma de segurar a lâmpada e direcioná-la à boca; o modo descontraído de segurar a pinça e olhar os dentes; a forma de segurar os maxilares, de tocar nos lábios e, principalmente, o brilho em seus olhos denotando prazer no que faz.
 
De grande parte das pessoas, escuta-se sempre as mesmas coisas:
_Tratamento dentário? Cruz credo, Deus me livre! Tenho horror à dentista! E aquele barulhinho da broca?
Há, no entanto, quem tenha guardado boas recordações de seus dentistas e de sua relação amorosa com eles. Recordam com certo carinho destas relações - como diria? – “buco-erótico-oro-dental”, a despeito da incompreensão dos amigos, como uma das coisas que mais gera prazer em suas vidas. 

Há quem pergunte como alguém, em sã consciência, pode sentir prazer numa cadeira de dentista. Explica-se que este prazer singular começa, exatamente, por esta peça básica que não pode faltar no mobiliário do consultório. Não existe cadeira nenhuma mais confortável. Totalmente anatômica, deixa o corpo completamente relaxado para o ato em si.

_ Aaato?! - vocês poderiam perguntar, perplexos. Sim, a começar pela proximidade dos corpos, as respirações, os olhos nos olhos, as bocas intimamente próximas, e o hálito, mormente cálido, do dentista. Há dentistas que, independente do seu gênero sexual, têm uma imensa capacidade sedutora de fazerem o cliente abrir a boca. A proximidade dos rostos e a posição dos corpos dão-lhes um enorme poder de sedução que nem a todos é permitido. O perscrutar de seus olhos na intimidade do rosto do cliente, devassando cada linha de sua face, dá-lhes um poder de captura da alma, e tem sido justamente nestes momentos que os clientes se rendem, passivamente, à vontade deles. 

Houve uma mulher, acreditem, que amava tanto seu dentista, que em determinada época chegou a acreditar que aquelas histórias maliciosas sobre mulheres que desapareciam à tarde e voltavam satisfeitas dizendo aos maridos terem “ido ao dentista”, eram verdadeiras. Afinal de contas, ela também ia ao dentista e voltava para casa literalmente satisfeita com o seu tratamento dentário. Para ela, o ato de ir ao dentista, sempre foi um ato de prazer.

Contou, certa vez, que o toque dos dedos do profissional em seus lábios era apenas a preliminar de uma promessa maior e detalhou como seu dentista sabia fazer isto muito bem. Primeiro, ele a cumprimentava formalmente no adentrar a sala, como faz um bom profissional. Delicadamente, mandava-a deitar-se na cadeira e pedia a sua auxiliar para prepará-la para o sagrado momento.  Isto consistia em vesti-la num avental muito alvo, colocar uma touca prendendo seus cabelos e dar-lhe um lenço de papel para que ela retirasse o batom – coisa que sempre caprichava especialmente para aquelas ocasiões. Gostava de estar com os lábios sempre bem delineados de uma cor rubra e sensual e de retirar o batom na cadeira do dentista, como quem retira uma peça íntima, de modo um tanto recatado, porém com um quê de sensualidade.

Achava que seu dentista aprovava aquela ação, pois na hora de tal ato ele, discretamente, e para deixá-la mais à vontade, desviava o olhar. Como um cavalheiro, ele também, discretamente, se preparava para o intercurso da relação.  Sentava-se ao seu lado portando uma touca branca e uma máscara, levemente caída de modo que ainda podiam se insinuar os seus lábios. As mãos, muito bem higienizadas e ainda sem luvas, começavam a tocar seus maxilares de modo a lhe fornecer todas as informações a respeito de seu tratamento e os procedimentos que deveria tomar em relação ao seu caso. Olhava-a dentro dos olhos e parecia brincar com sua face e lábios antes de iniciar o tratamento.  Falava de sua anatomia dentária com intimidade e amorosidade e parecia conhecer mais sobre cada um daqueles dentes do que ela mesma. Mostrava-lhe os raios X e desvendava cada raiz  que ela não conhecia.

Ficou sabendo, através dele, que seu último dente, o siso, era especial e extremamente “nervoso” pois, o fato de não ter nascido seu par inferior, deixara-o sem uma função específica na arcada dentária. Isto o tornava cheio de “sensibilidades”. Aconselhou-a muita paciência na hora da escovação, pois precisava conciliá-lo com a gengiva que, por já não suportar excessos, vivia querendo expulsá-lo. 
Explicou-lhe também sobre seu “bruxismo” noturno e sua conseqüência para as raízes. Falava sobre aquelas singularidades de sua boca com tanto carinho que ela, entre rubor e suspiros, ia se entregando àquelas intimidades cada vez maiores.
_ Só mesmo um dentista para descobrir até nossas bruxinhas internas! - dizia.

Contou ainda que, enquanto falava, os dedos dele deslizavam por sua face ao redor de seus lábios prometendo um prazer cada vez maior. Depois de uma extensa preliminar cheia de explicações e justificações, parecia saber o exato momento para vestir suas luvas. Seu olhar decidido confirmava aquilo que ela já sabia: a certeza de que não se oporia àquele tratamento.

_ Está pronta? Abra a boca, por favor!
Não era preciso repetir. Lá estava ela entregue aos seus desejos.
_ Arrim?
_Vou te dar uma anestesia rápida. Nem vai doer, só uma picadinha ... Pronto! Doeu?
_ Não, foi ótimo.
_ Vou massagear a área para que o efeito seja mais rápido.
_ Humm ...
_ Já começou a fazer efeito?
_ Sim, não pare ...
_Agora, vou te pedir para abrir a boca de novo.
_ Arrim ?
_Não, um pouco mais.
_ E a-ho-a?
_ Tente abrir um pouco mais ...
_  Á hom  a-ho-a?
_ O dente é o último superior molar e vou mexer na parte do vestibular. Abra mais! – sussurrava.
_ Aiix ?
_Mais, mais .. Arreganha de uma vez, vai!
_ Ahhhhh....
_ Ótimo! Perfeito! Fica bem quietinha agora. Humm! A visão está ótima ... vou direto ao ponto, bem devagarinho...
_ Huumm ...
_ Se doer, levanta a mãozinha esquerda, ta bem? Não quero te machucar ...
_ Um-hum ...
_ Dona Glória, me ajuda aqui, estou escorregando na saliva dela.   Segura o lábio dela deste lado e suga do lado de cá, para eu poder prosseguir.  Não fecha a boquinha, tá bem?
_ Uum-huuummm .....
_ Está quase... quase ...mais um pouquinho e, .... aháá!  Pronto, consegui! Perfeito! “Gol de placa”!
_ Hummmm...
_ Vamos fechar tudo agora. Dona Glória faz aquele preparado bem geladinho, do jeito que gosto. Doeu?
_ Ão...
_ Ótimo! Pode relaxar agora e cuspir.
_ Acabou?
_ Por hoje, sim. Da próxima vez, vamos mexer naquela raiz do canto esquerdo.  Será um pouquinho mais demorado, mas se você colaborar ....
_Ora, para mim será um prazer ...
_ E hoje, foi tudo bem para você?
_ Foi muito bom. Foi bom para você também?

Depois daquelas sessões odontológicas, ela voltava pra casa sentindo-se muito relaxada e, se encontrasse alguma amiga pelo caminho, invariavelmente, dava sempre a mesma resposta para aquele seu ar de completude e felicidade:

_ É que fui ao dentista!

As amigas riam dando-lhe tapinhas nas costas e perguntavam se ele era bom mesmo e outras perguntas maliciosas. Ela, porém, apenas sabia que seu prazer, único e singular, não podia ser compartilhado com a maioria. Assim, apenas sorria e guardava para si o seu caso de amor, até a próxima consulta ou dor de dente.

Rio, julho/05
Marisa Queiroz

Tenha acesso a outras crônicas:Marisa Queiroz

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mãe, é bom de mais!!!!

Oiii...
Tô de férias! E após uma longa viagem cheguei em casa!! \o/ como é bom tá em casa!!!
Parece que a gente dorme melhor, come melhor, parece nãoo, agente faz tudo melhor, principalmente por que tem minha mãzinha só me mimando e me oferecendo mil e uma comida(tenso) Vc's acreditam que ela ta me achando muitoo magra, que eu tenho que engordarr... srssrsrsr Só minha mãe.... E aqui, eu só recebo notícia boa, passei na prova de legislaçãooo!! Uhhh.... Como Diz o João Marcos o trânsito de Juazeiro vai ficar mais animado (srsrsrrs) E só tirando notas boas na AV2, ta faltando só embrio e pense em uma prova tensa....



Mas, tirando essas notícias minha postagem hj é sobre uma coisa muito Boa, incomparável e indescritível: MÃE...
Como mãe faz bem!!!! E minha mãe é uma comédia, me mata de ri, me faz acreditar a todo momento que eu sou linda... Sem contar nas comidas, no carinho,( desde de sábado que durmo com ela), no amor incondicional que só ela tem!!!
Gente, quando tô longe sinto saudades até das broncas!! e olha que ela sabe dar uma bronca...
Quando tô com ela até assistir novela eu assisto, só para ta com ela e para ouvir ela contando as histórias...
E o melhor é ficar do ladinho dela só escutando ela conversar e ri do que ela me conta!!!!
Ah, MÃE É BOM DE MAIS!!!
Minha melhor amiga, meu maior amor!!
Minha confidente, minha mãe moderninha que me chama de careta de atrasada, como me faz bem... como me faz feliz!!!
Minha mãe que tem Orkut, Msn, FaceBook que é amiga dos meus amigos ( acho que eles gostam mais dela do que de mim)
Que me mata de ciúmes , quando enche a casa com a sobrinhas pequenas, da as minhas bonecas, faz todas as vontades delas e ainda cozinha e depois ainda me  liga para contar.... (mas eu perdoou)

A mãe que sempre sabe o que eu quero!!
Que compra as MINHAS roupas melhor do que eu!!
Aíii, quando tô aqui nem vontade de voltar tenho!!
Sabe o que eu qria?? Voltar a ter cinco anos, morar aqui com ela,  ser a noiva da quadrilha, estudar na Bambino, e chegar em casa depois da escola: "Olha mãe já sei ler..."e ela escutar a minha tagarelice, me arrumar com seus mil e um penteados(mesmo eu não tendo cabelo) Brincar de boneca comigo e depois de tudo isso dormir...
O que é que eu faço???


Beijosss!!!!
Boas Férias!!

Te amo Mãeee!!!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

1 semestre se foi, ficaram a lembranças...

Oii

A minha postagem hj é super especial, vou abrir meu coração para vc's e descrever como foi esse semestre que para mim se tudo correr como eu espero acabouuu!!
Vou começar por janeiro, eu tava super tristre eram os resultados dos vestibulares saindo e eu me desesperando, lista de espera, em outros meu nome nem constava, o ENEM me matando pouco a pouco e  no fim  de janeiro eu já desesperada, acabada, decidindo o que fazer da minha vida se voltava pro cursinho ou se cursava um dos cursos que eu tinha sido chamada e fazia cursinho, me apereceu a LEÃO SAMPAIO,  e eu criei coragem e encarei a ODONTOLOGIA....
Mudei meus planos, mudei de cidade. Mudei minha vida. comecei com muito medo de não da certo, com medo de não me habituar a rotina, a faculdade ao curso, mas tambm com muita curiosidade, ansiedade, vontade de fazer valer a pena, e hj eu já posso dizer tem valido MUITO À PENA, hj eu posso dizer que a ODONTOLOGIA FOI O MELHOR PRESENTE QUE GANHEI nesses últimos anos....
 E como passou rápido, parece que foi ontem que cheguei em juazeiro e fui na Leão levar meus documentoss, tava chovendo nesse dia, acho que era Deus irrigando a sementinha que eu tava platando para que ela pudesse vim a vingar, e ela ta vingando e me fazendo muito feliz.....
vinheram-se as primeiras aulas, as primeiras mudanças, as MUITAS DESCOBERTAS se iniciaram... Os primeiros colegas, as primeiras brincadeiras que guardo como as muitas lembranças que tenho em meu coração...
Não foi fácil!!Morar com muitas pessoas, dividir um quarto, e não ter com quem conversar, a não ser pelo meu velho telefone.... As vezes me sentia sozinha no meio da multidão, de vez enquanto ainda me sinto assim... Mas sei que eu tô mudando e cada dia que passa me sinto mais em casa!!
Resisti bravamente as primeiras provas, e passei pela segunda, que venham os resultados " bons espero"...
E vejam só até um blog criei!! Pois é, pense em uma tarefa que no início foi difícil, eu pensava que não ia ter nada para escrever, fiz por que o Fávio insistiu e nos encubiu essa criação como um trabalho valendo ponto, e hoje não mais como trabalho e sim como prazeroso objetivo de crescimento pessoal trocas de experiências e uma nova maneira de me expressar, esse blog já faz parte de mim e quero que ele continue assim até eu velhinha ou quando criarem coisas que venham a substitui-lo... Por isso obrigada Prof. Flávio, por me fazer desabrochar como uma borboleta e desfilar com todas as minhas cores!! (...)
Os meus colegas de facul  mereceriam uma postagem só para descreve-los por que eles são de mais!!!! e na minha sala rola de tudo, é gato miando, é contador de histórias, é celular tocando nos momentos menos impensados, com as músicas mais comédias... E é com eles que passo as tardes mais divertidas e produtivas!! è com eles que brinco, rio muito, converso sobre coisas serias e coisas impensadas, estudo, tento estudar... Compartilho  os trabalhos e melhores experiências!
Acho que para falar dos professores não terei gabarito suficiente, mas posso afirmar que são os melhores em tudo o que fazem, que estão aqui para fazerem a diferença...
E teve tambm o fórum, que tambm me fez muito bm!! Adoro conhecer gente, adoro conversar e ouvir histoórias, e ele me abriu todas essas portas, interegir com os outros turnos, conheci um monte de pessoas, ouvir um monte de história, aprendir que não basta ser bom tem que parecer bom...
Sem contar a indescritível e emocionante visita a APAE que já postei aquii...
Esse semestre como diria o prof. Francisco foi DA LATA!!!!!
Obrigada 201.1 por me fazerem felizes, por fazerem me sentir capaz!!
Obrigada professores por me desafiarem, por me fazerem acreditar que sou boa em alguma  coisa!!
E Obrigada ODONTOLOGIA por se tornar minha paixão, por me mostrar como fazer a diferença e por me dar armas para concretiza-la!!!




Beijossss!!

" Estou de volta pro meu aconchego, trazendo na mala muita saudade, querendo um sorriso sincero um abraço para aliviar o cansaço..." =)

Que venha o segundo Semestre, que já estou anciosíssima!!!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O injustiçado HIPOTÁLAMO!

Oii...
Eu estava aqui pensando cá com meus botões, na importância do Hipotálamo em nossas vidas e como ele é esquecido, é isso mesmo que vc tá lendo, COMO ELE È ESQUECIDO, pois veja bem quando vc ama alguém qual é o órgão que te lembra?? Quando vc ta com raiva, quando se tá emocionado?? Vc lembra do coração... e desculpe a pouca sensibiladade e me desculpe tambm coração, mas vc não tem nada haver com tudo isso!! 
Depois que cheguei a essa conclusão, vi que o coração tava sendo recompensando por algo que ele não fazia e resolvi comprar a causa da formiguinha trabalhadora que o hipotálamo ele controla a fome a sede e a saciedade, regula a temperatura normal do corpo, produz hormônios controla a hipófise e estar relacionado com os SENTIMENTOS, é amor, ódio, raiva, tudo isso.... ele também é a principal estrutura do sistema límbico, relaciona-se com emoções geradoras de compormentos e apesar de tudo isso  nenhum compositor lembrou dele, nenhum poeta, nenhum apaixonado.... 
E ele fica lá esquecido sem parar nenhum instante de trabalhar enquanto o coração que é só uma bomba que controla a saída e a entrada de sangue,(me desculpe mais uma vez coração, reconheço que tem mil e uma utilidades,) recebe todas as glórias todas as músicas, todas rimas poesias.... que coração espertinho... só pq é mais fácil achar uma palavra que rime com coração? pq os poetas não usam toda a sua criatividade e escrevem uma epopeia a geniosidade e ao esforço do HIPOTÁLAMO??? rrsrsrs 

que sina hipotálamo, mas saíbas lhe defenderei e lembrarei de vc até o fim das minhas forças!!!

Esse verdinho(tímido) é o Hipotálamo!! Por que não o desenhamos mais vezes??

Fique assim não coração sou muito grata por sua contribuição em minha vida,
mas daí a césar o que é de césar....




Um beijo bem grande de todo o meu hipotálamo!!!
(srsrrsrs)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estudo dirigido – Metabolismo

Respostas:

1.      Pode-se definir glicólise como sequencia de reações que converte a glicose em piruvato havendo a produção de energia sob a forma de ATP. A glicolise ocorre no citoplasma das células.
2.      A reação da glicólise que requer a utilização de ATP é a fosforilação da glicose, utilizando duas moléculas de ATP.
3.      3.A reação química estudada na glicolise que produz ATP é Transformação do Gliceraldeído em Piruvato
4.      Ela converte a glicose-6-fosfato em frutose-6-fosfato, ou seja ela catalisa essa isomerização.
5.      Os principais destinos  do Piruvato são: síntese de lactato, ciclo de Krebs e síntese de aminoácidos.
6.      O Controlo a Longo Prazo da Glicólise, particularmente no fígado, é efectuado a partir de alterações na quantidade de Enzimas glicolíticas. Este contido terá reflexos nas taxas de síntese e degradação  O Controlo a Curto Prazo é feito por alteração alostérica (concentração de Produtos) reversível das enzimas e também pela sua fosforilação. As enzimas mais propensas a serem locais de controlo são as que catalisam as reacções irreversíveis:  
       Hexocinase
        Fosfofrutocinase
        Cinase do Piruvato
7.       Ele ocorre na matriz mitocondrial e difere de onde a glicólise acontece.
8.      Os aceptores são NAD e FAD.
9.       O ciclo de Krebs inicia-se com a oxidação do piruvato, onde ele deixa de ser Piruvato e depois de muitas reações torna-se Acetil-Co.
10.   No ciclo de Krebs, toda energia que é possível gerar com economia da mesma é possível,
11.   Ele acontece nas cristas mitocondriais. A cadeia transportadora de elétrons, cadeia respiratória ou fosforilação oxidativa é a convergência final de todas as vias de degradação oxidativa. A oxidação dos mais variados combustíveis metabólicos libera elétrons que são entregues pelas desidrogenasesa transportadores específicos, reduzindo-os (de NAD+ e FAD a NADH+ e FADH2). Na CTE estes elétrons serão entregues ao oxigênio. A energia livre disponibolizada pelo fluxo de elétrons criado é acoplada ao transporte contracorrente de protóns através da membrana interna da mitocôndria (impermeável a estes prótons), conservando parte desta energia como potencial eletroquímico transmembranal. O fluxo transmembrana dos prótons “de volta”, a favor de seu grandiente de concentração através de poros protéicos específicos fornece energia livre a síntese de ATP.

sábado, 11 de junho de 2011

O Beijo e seus mistérios!!

O primeiro beijo, quem esquece?


Oii...
Como hoje, é dia dos namorados, nada melhor do que um boom Beijoo! Todo mundo gosta!  E vc’s sabiam que o beijo é muito mais do que o encontro de lábios e troca de salivas(durante muito tempo, isso antes do meu primeiro e beijo e algum tempinho depois, me dava nojo, rrsrsrsrs) Já faz alguns dias que venho pensando em beijo( não sei se isso é carência, será??) Por isso, resolver desvendar os mistérios do beijo, que tal descobrirmos juntos?! O que realmente se encontra por trás do ato de beijar??

Como eu adoro história vou começar com um pouquinho de história. Antigamente o beijo na boca entre pessoas do mesmo sexo era super comum, representava respeito e afeição, na idade média, (olha que coisa louca), eles selavam contratos entre suserano e vassalo, beijando...esquisito , né?? Cultura, fazer o que ?! Saindo da história, Vocês sabiam que o beijo movimenta 29 músculos, é isso mesmo que vc ta lendo 29!! Desses 29, 17 estão na língua!(Nunca imaginei que a língua tivesse tantos músculos) E para quem ta querendo emagrecer, um beijo caprichado gasta 12 calorias ( dessa eu gostei. Rsrsrs)  Ah, e ele faz bem pro coração, ele elava os batimentos cardíacos que de 60 vão para 150, como se fosse um exercício cardíaco. Curioso!!

Mas, beijar tem lá os seus perigos... Quando se sai beijando todo mundo indiscriminadamente (como muitos fazem em festas) vc corre certos riscos, a boca em si já é cheia de bactérias existem mais de 700 espécies, e quando se beija a exposição a bactérias, vírus e até mesmo a fungos tornam-se maiores... Por isso CUIDADO!!nada de pensar que um beijo na boca pode ser inofensivo!! ( NÃO ESTOU QUERENDO ASSUSTAR NINGUÉM, MAS...)
A gengivite por exemplo é uma doença bacteriana e tem aumentado sua incidência nos últimos anos, muitos acreditam que tenha sido conseqüência desse novo hábito, o de “ficar”O.O....  
E vc’s sabiam que o hábito de beijar na boca várias pessoas diferentes aumenta em quatro vezes o risco de nós adolescentes(rsrsrs, acho que ainda sou) de contrairmos meningite, uma infecção cerebral potencialmente fatal??

Outra que eu não sabia, existe a doença do beijo, sabiam?? É a Mononucleose, ela é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo, e o pior meus caros colegas ela pode ser ASSITOMÀTICA, ou você vai sentir sintomas de outras doenças como dor na garganta e tosse, e ela vai levar ao inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço, é beijar na boca é coisa séria, seríssima...
E tem mais, 80% da população brasileira tem herpes labial!! Doença viral, feridas e bolhas são suas sitomatologias, mas elas só aparecem quando se estar com a imunidade baixa.. ( esse ponto me lembra de uma explicação que meu amigo Marcelon nos deu, ele disse que em festas as pessoas quando estão com bolhas visíveis na boca costumam mentir, dizendo que é uma queimadura, ou melhor uma “mijada” de aranha, rsrsrss) estou rindo mas, isso é coisa séria, conheci meninas lindas, e o pior mais novas do que eu ( não que eu seja velha, rsr) que já tinham herpes...

As temidas doenças sexualmente transmissíveis (DST) também podem ser contraídas pelo beijo. O Departamento de Saúde dos EUA considera que pode haver risco, apesar de muito pequeno, de transmissão do vírus HIV, causador da doenças da AIDS, através do beijo na boca, caso existam feridas ou sangramento na boca. O risco de transmissão do HIV através do beijo na boca teoricamente é maior em pessoas com piercing na língua ou lábios. Um beijo mais ardente poderia provocar sangramento na região do piercing, havendo o risco de infecção do vírus HIV se o sangue entrar em contato com uma lesão bucal ou corte. Outras DST também transmissíveis pelo beijo incluem sífilis e gonorréia.  O.O

Como eu disse antes, eu não qria assustar, porém eu acho que o conhecimento é a arma mais potente que existe,  e vc tendo noção e conhecimento de como se prevenir já 50% do caminho andado. Eu tinha em mente uma postagem mais fofa para o dia de hoje, mas eu fui lendo e a curiosidade ( não sei se é um defeito meu) foi aumento e eu fui chegando a esses dados e como já to viciada no blog ( agora é uma das minhas paixões, rsrsrs) tinha que também compartilhar com vc’s....

Cuidado com quem vc’s beijam!! Repensem suas atitudes, vejam se sair “pegando” todo mundo é a melhor opção...
Mas, se forem beijar,beijem muito!

Beijo, beijo beijo!
Feliz dia dos namorados!!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Revisão de anatomia!

Respondendo a pedidos, aqui estão as 20 questões de anatomia...


1.       PASSAGEM DA LINFA PELOS LINFONODOS:
Chegam mais vasos aferentes pela face convexa no linfonodo  e saem menos vasos eferentes pela face côcanva. Esse mecanismo permite que a linfa passe mais tempo no linfonodo, permitindo assim que ela seja melhor filtrada.
2.       DUCTO TORACICO
No ducto torácico chegam 6 troncos, os troncos lombares direito e esquerdo que recolhem a linfa que esta na região da  pelve e também nos membros inferiores, O tronco intestinal recolhe a linfa dos órgãos abdominais, Tronco broncomediastinal esquerdo recolhe a linfa das região esquerda do tórax , Tronco jugular esquerdo recolhe a linfa das partes esquerdas da cabeça e pescoço, tronco subclávio recolhe linfa parte torácica, membros superiores e dorso esquerdos.
3.       RELAÇÕES ENTRE VASOS DA BASE DO CORAÇÃO E AS CAMARAS CARDIACAS
Átrio direito: chegam veias cavas inferior e superior veias de seio coronários;
Ventrículo direito: sai artéria tronco pulmonar;
Átrio esquerdo: chegam veias pulmonares;
Ventrículos esquerdos: Sai artéria aorta.
4.       DIVISÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O SNC divide-se em encéfalo e medula espinhal, onde o encéfalo se subdivide em cérebro, cerebelo, tronco encefálico onde o cérebro também se subdivide em telencefalo e diencéfalo que se subdivide em tálamo e hipotálamo. O tronco encefálico divide-se em mesencéfalo, ponte e bulbo(medula oblonga).
5.       DIVISÕES DA FARINGE COM A CAVIDADE LARINGE
Adito da laringe(laringofaringe)
6.       ORÍFICIOS DO MÚSCULO DIAFRAGMA
Os orifícios do diafragma são: Hiato Esofágico: esôfago; Hiato Aórtico:   Aorta e Ducto torácico; Forame da veia cava: Veia Cava inferior.
7.       EIXO NEUROENDOCRINO
Na formação do eixo neuroendócrino, observa-se a intima relação entre o hipotálamo e a hipófise. O hipotálamo é a principal estrutura do sitema límbico, relaciona-se com emoções geradoras de comportamentos. Ele apresenta as seguintes porções simpáticas do sistema nervoso autônomo, controla a fome a sede e a saciedade, regula a temperatura normal do corpo, produz hormônios controla a hipófise e estar relacionado com os sentimentos.
8.       CARTILAGENS DA LARINGE
Cartilagem epiglótica, tireóide, cricóide, aritenóide, corniculada e cuneiforme.
9.       AS CAVIDADES DA LARINGE
Cavidade infraglótica, vestíbulo da laringe.
10.   VALVAS CARDÍACAS
Valva mitral (lado esquerdo): formada por duas válvulas (cúspides)
Valva tricúspide (lado direito): formada por 3 válvulas (cúspides)
Valva aórtica:  3 válvulas semilunares. (artéria aorta)
Valva pulmonar: 3 válvulas semilunares. (veia tronco pulmonar)

Obs: Imagem com legendas erradas o nome não é válvula e sim valva.
11.   COMUNICAÇÕES ENTRE ÓRGÃOS DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Óstio cárdico: esôfago e estomago;
Óstio pilórico: estomago e intestino delgado (duodeno)
Flexura duodeno jejunal: duedo e jejuno
Junção íleo-cecum-colica:
12.   O SISTEMA DE DUCTOS
Ducto hepático direito + Ducto hepático esquerdo = ducto hepático comum
Ducto cístico + ducto hepático comum = ducto colédoco
Ducto colédoco + ducto pancreático principal = ducto hepatopancreático.
Ducto pancreático acessório.
13.   UNIDADE FUNCIONAL DO RIM
1 e 2. Ducto coletor
3. tubulo contorcido distal
4. alça de henle
5. túbulo contorcido proximal
6.glomérulo inserido na capsula glomerular e esse conjunto recebe o nome de corpúsculo renal.
14. DIFERENÇA ENTRE DUCTOS EFERENTE E DUCTOS DEFERENTES
Ductos eferentes: testículo ao Epidídimo; ele mais numeroso e menos calibroso.
Ductos Deferentes: Epidídimo a próstata; ele é mais calibroso, e só tem 2.

OBS: essa pergunta esta correta??
15.       DIFERENÇA DA TÚNICA ALBULGINEA E TUNICA DARTOS
Tunica dartos: Tecido muscular que reveste internamente os testículos.
Tunica albugínea: Tecido conjuntivo que reveste externamente os testículos.
16.     PORÇÕES DA URETRA MASCULINA
Porção intramural (bexiga)
Porção prostática (próstata)
porção membranácea (períneo)
Porção esponjosa (pênis) 
17.       OS PARES DE NERVOS CRANIANOS
I.                    Nervo olfatório
II.                  Nervo óptico
III.                Nervo oculomotor
IV.                 Nervo Troclear
V.                  Nervo Trigêmio
VI.                Nervo abducente
VII.              Nervo facial
VIII.            Nervo vestíbulo-coclear
IX.                Nervo glossofaríngeo
X.                  Nervo vago
XI.                Nervo acessório
XII.              Hipoglosso
I, II e VIII – sensitivos
III, IV, VI e XII – motores
V, VII, IX, X e XI – Mistos
19.       AS POÇÕES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

                                           cérebro
                     Encefalo     cerebelo                     

                                                       Mesencéfalo
                     tronco encefálico  -   Ponte   
                                                      Bulbo
O SNC
                 Medula Espinhal

20.       LOCALIZAÇÃO DAS GLANDULAS ENDOCRINAS 
Ela estão no meio interno, e as principais são: hipófise, tireóide, paratormônios, suprarrenais, pâncreas e gônadas.

OBS: alguem pode me dizer se essa resposta estar correta?

Pronto Eduardo, postei!!