terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aula de anatomia Dental!!

Oiiii

A semana mal começou e já estamos cheios de tarefas!! Hoje fiz provas para monitoria de anatomia. ( Um dos motivos da minha ausência no blog) E também tivemos a nossa primeira aula prática de anatomia dental.
Uma aula muito gostosa, mas também, muiiiiiiiiiito difícil! Pensei que não conseguiria fazer nada! Cheguei atrasada por conta da prova de monitoria, dessa forma perdi as primeiras coordenadas, mas eu tinha colegas de bancadas ótimas q me ajudaram e eu cheguei lá!! \o/ 
Os professores também são ótimos! Dão show na confecção dos dentinhos!! Uma hora chegamos lá!
A aula teve vários destaques! Marinete, terminou seu dente antes de todo mundo! Um verdadeiro talento!! Muito caprichosa e a paciente, tirou de letra  essa tarefa!! Já Karina, não conseguiu fazer nenhum dente!! Mas, esse foi só o começo de muitos outros que faremos e arrasaremos!!
É meu dentinho tava ficando lindooo!!( modesta a menina) Mas, fui um pouco indelicada e quebrei ele! Fiquei extremamente triste, mas já me conformei. ( no próximo quero dar um show)! 

Algumas fotinhas da aula:
Minha obra prima!

Isa e Mari e artista da sala!

Morrendo de orgulho dos dentinhos!!

Príi!

Deixa eu ir!! estudar prova de anatomia bucofacial amanhã!

Beijoss!
Até a próxima!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bebê e a saúde bucal!


Oii

Tem coisa melhor que um bebê?? Aquele risinho despreocupado e sem dentes( com um ou dois), aquele ar sincero, o cheiro, a pele eles são tudo de bom!!! As coisinhas mais gostosas do mundo! 
E a parti do momento que começam a mamar é necessário que exista a correta higienização da sua cavidade bucal. É isso mesmo mamãe os bebês precisam "escovar" os dentes!! Dessa maneira ele é iniciado em hábitos de higiene e evita-se a famosa cárie de mamadeira.


"A limpeza da cavidade bucal do bebê  deve ser iniciada antes mesmo da erupção dental, e deve ser feita com fralda umedecida com água filtrada ou dedeira"

A higienização da boca do bebê tem várias finalidades entre quais :
  • remover o leite estagnado no interior da boca;
  • massagear a gengiva;
  • acostumar a criança a manipulação da sua cavidade bucal;
  • inicie escovação assim que começar a nascer o 1° dentinho, usando cotonete ou gaze com pasta de dente sem flúor;
  • posteriormente - escova infantil com cerdas macias deve ser dada a criança, para que ela possa imitar os pais.


Outro hábito bastante importante para a saúde do Bebê é o aleitamento materno, não só porque ele nutre todas as suas necessidades nutricionais dispensando até a ingestão de água, mas também pelo fato dele:
  • estimular a respiração correta do bebê;
  • correto posicionamento da língua sobre as arcadas dentárias;
  • crescimento das arcadas e a posição correta dos dentes sobre a arcada, prevenindo a má-oclusão;
  • favorecer a obtenção de um adequado tônus muscular orofacial.



Os hábitos adquiridos nessa faze se perpetuam por todo o desenvolvimento da criança. Por isso papai e mamãe além de cuidar do seu bebê consultando um pediatra, amamenta-lo,  consulte também um dentista. Tire dúvidas, desenvolva hábitos saldáveis. Por que realmente a saúde começa pela boca!


domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos Pais!!

Oiii

Domingão lindooo ensolarado, dia de não ficar em casa! De curtir o dia com a família e ainda mais hoje, dia dos pais!!! Parabénsss Paizinho lindo do meu coração!! Parabéns Papais!!
Como eu tô a 300 Km de distância do meu, irei fazer um post hoje em Homenagem a esses seres que nos deram a vida, que abrem mão do seu bem estar, pelo nosso bem estar, que nossas vitórias são tambm as maiores vitórias deles! Obg Papai por tudo e  por fazer a minha vida mais feliz!
Amo, sem limites!

O homem que consegue me oferecer o sol!

O homem da minha vida!!

Eu qria pode escrever mais, mas me faltam palavras para expressar meu amor, paixão, adimiração... por isso tem uma música q considero lindaaa e que traduz tudo o que sinto!( Choro sempre q esculto)



Saudades Paizinhoo!! Beijos!! AMO -TE!!!!

Feliz dia dos pais!!!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Anatomia buco-facial e nossas primeiras descobertas!

Parte da minha turma de aula-prática

OIiii

Tô mega feliz hoje!! A aula de Anatomia Buco-facial foi extremamente prazerosa! Estamos com dois professores de peso, Ivo Pitta e Vanessa Bitú. O Ivo a cada dia que passa nos prende mais a nossa tão almejada profissão, os casos mostrados por ele, a teoria tão bem apresentada é tudo muiiito ótimo, nós vemos o tanto que temos que estudar,( é muito ossinho,muito detalhe em nossas cabeças) o quanto nossa profissão é importante na reabilitação, na recolocação das pessoas na sociedade....
Hoje foi nossa primeira aula prática e ela veio cheia de novidades! A turma foi divida em duas, e em cada sala tinha uma série de pequenos grupos de cinco. Iniciamos , depois disso, como toda aula pratica normal, mas a Prof. Vanessa nos trouxe um grande presente! nossos primeiros EXAMES CLÍNICOS!! Íamos aprender realmente com a prática! Fizemos duplas e um examinaria o outro, ela falava as estruturas e nós íamos procurar na boca do parceiro! A aula foi extremamente prazerosa, cheia de descobertas, duas colegas tinham  o palato quase abertos, e outros dois colegas tinham a língua presa... 
Oh, tarde Boaaaaa!!!!
que ela se repita sempre!!

Ah, ia me esquecendo Obrigada Meiry Jany por ter sido minha primeira paciente!!!

Felicidadeeee!!

Se ficar

domingo, 7 de agosto de 2011

Gestantes e os cuidados com a Boca!

Oiii

Tem coisa mais gostosa que ter um bebê?? ( nunca fui mãe, mas fico imaginando como é praseroso) Por isso resolvi escrever hoje, sobre os cuidados que futuras mamães tem que ter com a sua saúde bucal durante a gestação...
Além de fazer o pré-natal, ela também deve frequentar o seu dentista. Manter a sua higiene bucal, pois lembre-se você será responsável pela saúde bucal do seu bebê.
Você determinará os padrões e hábitos que o seu bebê terá no futuro. O desenvolvimento do paladar de seu bebê está diretamente ligado a sua dieta, portanto se você tiver um consumo exagerado de açúcar, estará despertando o gosto por alimentos açucarados no futuro bebê.( cárie de mamadeira pode surgir aqui) O açúcar natural dos alimentos já é suficiente para a sua saúde e o desenvolvimento do bebê.
Para garantir uma boa estrutura dental ao futuro bebê, você deve fazer um controle de sua dieta consumindo alimentos ricos em minerais, fibras e proteínas tais como: carnes, ovos, verduras, frutas, leite e derivados. Além disso, é recomendável ingerir alimentos com cálcio e fósforo durante a fase de formação do bebê e é importante consumir alimentos rígidos (como as frutas), evitando-se alimentos açucarados. É importante ter horários fixos para alimentação, evitando alimentar entre as refeições.
Na gravidez é muito importante a manutenção de dentes saudáveis e os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida:

a) Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia (após as refeições) para remover a placa bacteriana da superfície dos dentes;
b) Use fio dental diariamente. È importante a remoção da placa bacteriana que fica entre os dentes e sob a gengiva, onde a escova não alcança;
c) Evite consumir alimentos com muito açúcar e amido (doces e pães);
d) Não coma doces antes de dormir. A saliva não é ativada durante o sono e, portanto, o ataque ao esmalte dos dentes é muito maior neste período;
e) Para manter o hálito puro, escove também a língua, pois as bactérias ficam alojadas nela;
f) Visite o dentista regularmente e peça uma limpeza dos dentes.

Beijoss!
Boa gestaçãooo!!
Bom Domingãoo!

sábado, 6 de agosto de 2011

Oração do dentista!

Oiii,
Bom Dia!!
Acheii muitooo linda e criativa....


2° SEMESTRE...

Oii,...

Tava morrendo de saudade do Blog! E da faculdade!! Há vários dias que vinha planejando um postagem, mas aí, fiquei sem net,  voltei para Juá, aí arrumar minhas coisas, fazer supermercado e por aí vai... mas hj retorno definitivamente ao blog! \0/ 
Irei falar sobre o segundo semestre. Cheguei super anciosa segunda na facul, cheia de curiosidade e muitas expectativas...  E muito Feliz! Como é bom rever os seus colegas e amigos, matar a saúde, conhecer pessoas novas... Nossa primeira aula foi de saúde bucal coletiva II,fiquei super animada com as práticas já programada pelas professoras, que por sinal são mega organizadas, mas serei sincera a teoria me assustou um pouquinho.... A aula de escultura dental veio cheia de polêmicas, material para compra e dentes humanos para conseguir. E como conseguir??  ( o transporte e a comercialização de órgãos humanos é crime, rende de 6 meses a 2 anos de cadeia, e aíi??)  Mas a aula mais esperada por mim e te garanto cumpriu todas as expectativas foi a de Anatomia Bucofacial! O professor, o conteúdo o livro novinho, ADOREII!! 
Falando em livro novinho,A Biblioteca ta cheia de livros novinhos, como é bom o cheiro e a textura do livro novo ( sou apaixonada por livros) como é gostoso estudar com um livro bem cuidado! Por isso peço encarecidamente,  conservem os livros!! Eles serão usados por muitos outros que virão....
Bem, eu acho que é basicamente isso que eu queria compartilhar com vc's!! 
Há, só mais uma coisinha...Os professores do primeiro semestre fizeram falta, mas um em particular mexeu com todo mundo....
 Eu senti saudades da energia, da genealidade, da simplicidade, do carisma, dos pulos dentro de sala de aula, da inquietude do prof. Flávio Furtado de Fárias! Vc tá fazendo muita falta!! Muita mesmo!! a faculdade não é a mesma! O segundo semestre veio mais seco, mais sem vida! 
Muita Luz em sua nova caminha, SUCESSO!!! 

Beijosss, beijoss!! 
Até logo!