terça-feira, 19 de julho de 2011

Conselhos de Amigo!

Gladynhoo!! Lembra quando eu te chamava assim?

É com imensa felicidade que hoje, depois de longos dias esperando meu amigo Glaydson, que faz odonto em Natal e vai iniciar o 4°semestre, me enviou a resposta de algumas perguntinhas.... Conheci o Glaydson no Terceiro ano, assim como eu, ele é de uma cidade pequena do interior do ceará, Quiterianópolis, e teve que sair para estudar. Ele é uma das pessoas mais inteligentes, amigas, sincera que já conheci e é detentor de uma humildade e sabedoria conhecida por poucos.
Oh, Saudades!!!!

Temos muitas coisas em comum, entre essas, alguns projetos, quem sabe iremos juntos ao Amazonas? Bem, daqui a pouco vou começar a chorar, lembrando dos nossos bons tempos de escola, específicas, aulão de férias, as voltas para casa, e aquela macarronada que ainda hj tô te devendo, mas vou pagar viu?! Apareça aqui em casa!! chega de lá, lá... leio o que realmente importa a entrevista, concedida gentilmente pelo Dr. Glaydson Coutinho.
Dr. Glaydson Coutinho!



1. Quando e por que você decidiu cursar Odontologia?
Sou de Quiterianópolis, na região Inhamuns do Ceará, uma cidade onde a maioria da população sobrevive da agricultura e/ou pecuária, além daqueles que são servidores públicos ou possuem algum empreendimento. É importante destacar que, nenhum dos membros de meu grupo familiar atua na área de saúde, todos estão relacionados direto ou indiretamente a educação.
Estudei até o 2º ano do ensino médio em minha cidade, mas ao chegar o pré-vestibular percebi a importância de uma maior e melhor preparação para a futura graduação. Juntos, como sempre, pai, mãe, vovôs, vovós, tios, tias, primos, primas, amigos, amigas, vizinhos e conhecidos, ajudaram na primeira mudança radical em minha vida: ir a uma cidade vizinha, estudar numa escola particular conhecida, morar longe da família e do círculo de amizades que construí em 16 anos... Foi difícil, mas era necessário.
Superei as dificuldades: chorei, sorri, cantei, brinquei, fiz amigos, estudei muito, pulei, falei, ouvi, amei... Foi mágica essa experiência. E junto a ela, veio o desafio de escolher: “O que você quer ser quando crescer?”, mamãe e papai, como boa parte, sonhavam com medicina... Mas, não. Queria sim, nunca pensei em cursar outra área a não ser a da saúde, porém medicina não estava dentro dos planos.
Tentei na UFC para Direito, pois gosto muito de História e viajei nos livros paradidáticos, cheguei a 2ª fase, mas fui vencido... Chegando 2010, fui submetido a uma intervenção cirúrgica para a retirada de um dente supranumerário, onde considero o meu divisor de águas para a escolha da profissão, para tornar-me um PROFISSIONAL DE SAÚDE: vi a forma como um dentista sério, competente e comprometido com seu paciente, consegue minimizar a dor, trazer a saúde e o bem estar... Decidi cursar ODONTOLOGIA.
Ação Global 2011!

2. A decisão de morar longe de casa, em outro Estado, sozinho, poderia ter pesado negativamente em seu 1° semestre? O que te motivou a continuar em Natal, apesar da distância?
Sim, por estar a quase 1000 Km de casa, não seria fácil vencer a distância, superar os obstáculos e esquecer os medos. Fiquei mais preocupado no 1º semestre com os colegas de classe. Quem seriam meus amigos? Saibam que a vida em capital deixa a pessoa recuada, com medo de confiar no outro. Mas encontrei, consegui algo fundamental: AMIGOS VERDADEIROS, meu grupo de estudo, dos trabalhos e atividades acadêmicas, além de uma família amiga de meu pai, que abriram as portas de sua casa para mim por um mês, onde considero que se não tivesse acontecido isso, não teria “sobrevivido” nessa selva de pedras, que é uma capital. Pois, nesse momento inicial, você avalia sua vida passada, observa o presente e planeja o futuro.
Gostei da estrutura e da visão de futuro da Universidade, ganhei amizades sinceras, encontrei um ótimo local para morar, enfim, adaptei-me a Natal. Saibam que não gostava muito de pensar em morar em Fortaleza, naquele tumulto, naquela correria do cotidiano e na violência urbana. Não é que em Natal isso não aconteça, mas numa escala menor, óbvio que a população é 3 vezes menor, mas o clima, o ambiente da cidade é bem convidativo.
                                 

3. O que mais te encanta na Odontologia?
A capacidade que o cirurgião-dentista tem de vencer, superar desafios. E como podem perceber da minha recente história de vida, gosto de DESAFIOS.
Veja, no Brasil, as políticas de saúde bucal da população são um desafio a ser superado por nossos governantes, muito tem de ser feito para que nos tornemos uma referência nesta área. E vejo-me, não como um futuro dentista, mas um profissional de saúde, que terá a missão de reverter um quadro de descaso e esquecimento com a saúde bucal do brasileiro. Lutar sempre, desistir nunca. Saiba que ao final desses 5 anos pretendo não ir para minha cidade, para uma ESF ou consultório particular, e sim, realizar o concurso das forças armadas. Quero atuar nas regiões tão desprezadas de nosso país, para mim não importa distância, importa a felicidade e um sorriso contagiante.

4. O que você diria há um estudante que pretende fazer vestibular para Odontologia, mas está em dúvida?
Na vida, ninguém é forçado a nada. Você responde por seus erros e acertos, sabe-se que em alguns momentos é de fundamental importância uma análise geral, onde nessa, podemos ter o auxílio de outras pessoas com conselhos e ideias. Mas, cada um carrega em si o “dom de ser capaz e ser feliz”, essa capacidade será alcançada se fizermos tudo que nos for proposto com seriedade e humildade. E a felicidade, vem por consequência, mostrando-nos que aquela atividade que desenvolvemos no dia-a-dia é gratificante e recompensadora, não só financeiramente, mas profissional e pessoalmente.
E a Odontologia deseja que seus profissionais sejam homens e mulheres capazes de mudar, transformar, melhorar a saúde bucal e, até mesmo, sistêmica do paciente. Considere-se não um futuro Cirurgião-Dentista, mas um profissional disseminador de saúde, onde essa causa tem de ser abraçada e defendida em qualquer parte desse planeta. Faça Odontologia não por dinheiro ou realização de alguém, mas por vontade de mudar nossa realidade.

5. Quais são os seus planos e objetivos para depois de formado?
Profissionalmente, desejo realizar um concurso das Forças Armadas para atuar em diversos Estados do Brasil, atendendo a todos aqueles que necessitem de um atendimento mais humanizado e integralista de saúde. Pessoalmente, pretendo encontrar convencer a amada a ser minha “rainha”, aquela com que quero ter uma família unida e feliz, com muitos filhos. Espero após alguns anos de serviço militar, retornar a minha cidade e atender, dignamente, a todos aqueles que desde a infância estiveram ao meu lado em minha caminhada.

6. Agora, quase iniciando o 4º semestre, o curso correspondeu a todas as suas perspectivas?
Consegui perceber, graças as próprias alterações curriculares da UnP, uma busca constate de termos um SUS (Sistema Único de Saúde) mais eficiente e eficaz, onde todos: sociedade, governantes, profissionais e usuários, tenham um relacionamento mais amistoso e que possibilite um atendimento mais humanizado, integralista, descentralizado e universalista, como defende as diretrizes e princípios do SUS. Além da própria estrutura que a Universidade tem nos proporcionado, com instrumentos e metodologias ativas que visam à intrínseca relação da prática com a teoria, facilitando nossa inserção no mercado de trabalho.

7. Que conselho você daria para mim e meus colegas que ainda estamos iniciando o curso?
Inicialmente, diria que não vejam a Odontologia como algo a satisfazer um ou outro, mas sim, a você. Tenha em mente que precisamos, enquanto cirurgiões-dentistas, mudar a realidade de saúde bucal de nosso país, sendo assim, temos que pensar com integralidade, inserindo nosso paciente na sua realidade do cotidiano.
País rico é país sem pobreza, como sugere o governo federal, mas país rico é também aquele onde todo cidadão e cidadã tenham seus direitos básicos à vida assegurados. E essa afirmação, depende não do SUS, mas de cada um que se comprometeu, se envolveu e deu a vida para lutar pela vida de outros.
Pensem grande, lutem pela união da classe odontológica: uma chuva é forte quando todas as gotinhas caem juntas! Uma andorinha só não faz verão, mas muda muita coisa. Dificuldades surgirão, obstáculos, dúvidas, intrigas, desilusão, mas a Odontologia, seu paciente, um Brasil do Presente e não mais do futuro, esperam por você!
Obrigado Lívia pela oportunidade, e espero contribuir e dar uma rápida apresentação do que nos espera. Para reflexão, deixo uma frase de uma Irmã de Currais Novos-RN, que vi num programa jornalístico: “Só VENCE, quem LUTA. E só LUTA, quem tem CORAGEM!”

Glaydson, eu é que agradeço!! Pode ter certeza, Adoreiiii!! Vc com o passar do tempo estar ficando cada vez mais sábio e me deixando cada vez mais sua fã!! Quero muito fazer parte dessa luta!! 

Eu falei, ele é de mais!!! espero que vocês tenham gostado, pois como aquele dente  foi um divisor de águas para o Glaydson, para mim esse texto foi fundamental, não só para mim como estudante de odontologia, mas também com cidadã..... 
Ele me fez relebrar nosso último encontro com o psicólogo, lá no nosso terceiro ano, lembra Glaydson? e assim como nosso psicólogo e motivada pelas palavras do Glaydson vou deixar a mensagem que eles no deixou naquele dia fruto da música do Gonzaguinha  Nunca Pare de Sonhar....


"Ontem um menino que brincava me falou
Hoje é a semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será"




sábado, 16 de julho de 2011

É uma Vergonha!!

Oii
Ando, um pouco afastada do Blog, mas como já disse antes, ando com uma priguiçite monstra, essa vida de ficar sem fazer nada não é para mim, preciso voltar a fazer várias coisas ao mesmo tempo!! Quero que o 2° semestre comeeceee logo...

Bem, essa minha postagem tem o intuito de mostrar minha indignação, minha cidade, Novo Oriente situada no sertão cearense, com cerca de 27.000 habitantes , tem 9 postos de saúde e 4 dentistas contratados, mas pasmem, Nenhum, estar trabalhando!! Nenhum!!! e sabe porque?? Falta o material necessário!!
E mais, além da população estar sem o antedimento público odontológico, a única clínica odontológica privada existente na cidade, só funciona uma vez na semana, o Cirurgião dentista só atende as terças feiras....
Sejamos honestos em uma cidade que a renda é advinda da agriculta( a  maioria da população estar na área rural) e da prestação de serviços, nem todos podem pagar a consulta e o tratamento odontólogico!!
Cadê o respeito que administração pública tem com a população?? 


Mês passado, O município ganhou uma unidade odontológica móvel do Programa Brasil Sorridente. Cada veículo, equipado com consultório dentário completo, é capaz de atender 350 pessoas por mês. A prioridade é a área rural. ( Porque que não tá funcionando???)"Cada unidade odontológica móvel custou R$ 154,19 mil. O investimento total, contemplando demandas de 51 municípios do Brasil - encravados nos chamados Territórios da Cidadania -, foi de R$ 7,8 milhões. Importante ressaltar: as prefeitura de Novo Oriente , assim como as outras 50, receberão do Governo Federal ajuda mensal de R$ 4,8 mil. É para manter os veículos/consultórios." Apesar de toda essa ajuda do governo a de Novo Oriente , nunca funcionou, só saiu da garagem no dia da inauguração...

Isso é uma vergonha!!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os Dentes de Leite!!


Oii
Tem coisa melhor que Criança?? elas dãoo um trabalhinho mas são a energia, luz e alegria de uma casa, Né?? Toda Criança precisa de Cuidados especiais, e se engana quem pensa que seus famosos dentes de leite fogem a essa regra. Por mais que eles não sejam permanentes elas necessitam de todos, para que haja uma boa mastigação. E que tal conhecer um pouco mais desses dentinhos??
Eles são em número de 20, dez em cada arcada. Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram. Isso caracteriza a necessidade da presença de todos os dentes, deve ser ressaldo há não presença dos pré-molares, eles só aparecem com a dentição permanente.
Esses vinte dentinhos devem ser muito bem tratados, para que possam desempenha sua função. Todas as doenças que aparecem nos dentes permanentes aparece nos decíduos(dentes de leite) sendo assim fundamental a higienização, e sempre que possível a visita ao dentista. A saúde dos dentes permanentes é uma conseqüência direta da saúde dos dentes temporários. Dentes temporários estragados e não reparados podem causar sérios danos aos dentes permanentes. Esse cuidado deve existe desde de o princípio,e não só com os dentes como também, com toda a boca do pequeno.

O processo de cárie passa de um dente para outro. Assim, na dentição mista (onde estão presentes dentes decíduos e permanentes por um período de 4 a 5 anos) um dente-de-leite estragado compromete a integridade dos dentes permanentes. A dentição mista é um importante periodo no desenvolvimento da criança, que vai dos 6 anos, quando erupciona o primeiro molar permante , até aos 11 - 12 anos quando erupcionam os caninos e os segundos prémolares. A dentição mista completa, compreende os primeiros molares permanentes, e os quatro incisivos permanentes. Dentes temporários: caninos e primeiros e segundos molares decíduos.
Os dentes de leite, passam por um longo tempo de uso, muitos como por exemplo o segundo molar temporário, por exemplo, nasce aos 20 meses e é substituído aos 10 ou 11 anos. Este dente, quase sempre, quando não é tratado, nem cuidado, está completamente comprometido pela cárie aos 6 anos e fatalmente deverá ser extraído. Atentem bem, este dente só será substituído 4 a 5 anos depois. Portanto, esta criança, durante esse largo período, ficará prejudicada na mastigação, justamente em um período importante de sua vida, quando mais necessita dos complexos alimentares para o seu crescimento. Mais do que nunca, ela precisa alimentar-se bem e absorver bem os alimentos. Todos sabem que a digestão se inicia pela boca. Para que os alimentos sejam bem aproveitados no resto do aparelho digestivo, exige-se que esta primeira parte da digestão seja bem feita. A trituração perfeita dos alimentos, por uma mastigação também perfeita, possibilitará ao organismo uma fácil absorção dos alimentos e proporcionará o aproveitamento das substâncias fundamentais para o crescimento normal.

Dente de leite doi, ao contrario do que muitos pensam. Mamãe, papai o dentição decídua deve ser tratada como uma dentição permanente, ela sofre dos mesmos males e apresenta os mesmos sintomas. então porque deixar nossas crianças sofrerem??Quantas preguiças de estudar não se explicam pela dor de dente? Quantas irritações "inexplicáveis" não se explicam pela dor de dente? São perguntas a serem meditadas, para que se tomem as providências necessárias.
Os dentes-de-leite, extraídos prematuramente, não guardam espaço para seus correspondentes permanentes. Daí grande número de problemas ortodônticos: dentes tortos, que não são desejáveis, não só, pelo aspecto estético, como, também, porque estes dentes em má articulação são mais suscetíveis a cáries e problemas de gengivas. Os dentes muito juntos proporcionam maior acúmulo de placa bacteriana, a qual é determinante das cáries e dos problemas de gengiva. Além de que dentes apinhados "escondem" as cáries, e quando são descobertas já são grandes.
Dentes estragados e infeccionados comprometem todo o organismo. Provocam a piofagia (engolimento de pus). Germes são levados pela corrente circulatória, localizando-se em diversas partes do organismo, muitas vezes atacando um órgão já debilitado. Não se esqueça a SAÚDE COMEÇA PELA BOCA  e o tratamento dos dentes-de-leite habitua a criança, desde cedo, aos bons hábitos de higiene dentária.

Quanto à substituição dos dentes temporários pelos permanentes, é fundamental esclarecer alguns pontos que são imprescindíveis para o cuidado deles. Os dentes permanentes vão se formando por baixo dos temporários e, conforme evoluem em sua formação, reabsorvem concomitante mente as raízes dos antecessores, até que estes caem e os permanentes aflorem. Eis a razão porque os dentes temporários, quando caem, não têm raízes, mas antes eles as tiveram, tal qual os dentes permanentes, a dentição permanente inicia com a erupção dos primeiros molares, os quais se localizam atrás de todos os de leite, sem substituir, portanto, nenhum temporário. Os pais devem ter conhecimento deste fato - o nascimento dos primeiros molares aos 6 anos - pois é comum confundirem estes dentes com dentes-de-leite, em razão de, ao nascerem, não ter caído nenhum dente. Esta confusão é lamentável e, por vezes, desastrosa, leva ao seu descuido e, com freqüência, até a sua perda total. E estes são talvez os dentes mais importantes de todos os outros permanentes, porque, durante a época da mudança, são eles que mantêm a articulação. Por isso, são chamados "dentes-chave-da-oclusão", isto é, dentes que sustentam e dirigem a correta posição dos outros dentes. Sua perda prematura gera distúrbios difíceis de serem reparáveis, não só estéticos, mas também aqueles prejudiciais à própria saúde e desenvolvimento harmônico da criança.

Espero que tenha feito tudo certinho, pois quando se trata de criança, tem que ter mais cuidado e responsabilidade. Como acabei Vou apresentar a vc's uma das minhas bebêes ela já começou a trocar os dentinhos ta banguelinha, coisa mais fofa!!
Digam se ela não é fofa? Aldinha, minha priminha lindaaa!!


Beijossss de chocolate, mas cuidado com a cárie!! (rsrs)


domingo, 3 de julho de 2011

Bruxismo

Oiiii
Fazia um tempinho que eu não postava nada, sabe como é, festas juninas (que por sinal sou apaixonada!) que aqui na minha cidade vão continuar no mês de julho, tão me roubando o tempo de ler mais assiduamente e de fazer minhas postagens, e tenho que confessar tambm que eu tava com uma preguiçazinha....
Mas hoje após uma maravilhosa noite de festival junino(em pleno julho) vim postar uma antiga dúvida minha o BRUXISMO, eu lia muito em outros blogs, sobre o bruxismo mas eu não entendia direito, agora que exorcizei as miinhas dúvidas, imaginei que vc's também poderiam ter algum dúvida.....

Primeiro, quero deixar bem claro que o bruxismo que vou tratar aqui não tem nada haver com Bruxaria.... (por mais que há muito tempo atrás, e de vez enquanto me dê uma vontade louca de ser uma bruxinha o.O) O Bruxismo é um distúrbio do sono caracterizado pelo apertar dos dentes, ou seja trata-se no hábito de ranger e apertar os dentes. Ele atinge cerca de 15% da população, onde ele provoca fortes dores de cabeça,  danos gengivais, desgaste do esmalte dental, dor disfuncional muscular da articulação temporomandibular.

"Estes sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações."

Olha que Curioso o nome Bruxismo, vem justamente do termo bruxaria, antigamente era atribuído a bruxaria,  o ranger de dente, durante o sono. As pessoas eram consideradas enfeitiçadas... Durante muito tempo depois ele era classificado como uma doença mental, no limiar do novo milênio superstições ficaram para trás. Sabe-se que bruxismo não é doença mental nem fenômeno inconsciente. É simplesmente um ato comportamental criada por seu próprio autor.
O Bruxismo quase sempre é associado a estresse.Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional. Um alinhamento incorreto dos dentes e fechamento inadequado da boca está presente na maior parte dos casos, mas dificilmente são suficientes para causar o problema na ausência de um aumento da tensão.A doença pode atingir qualquer pessoa, e é mais freqüente entre os 15 e 35 anos. É também mais freqüente nas mulheres do que nos homens ( Trágicoooo....).

Dentre as consequências já relatadas como as dores de cabeça crônicas,  dores também nos músculos do pescoço, ouvido, rosto podendo atingir os ombros. A articulação da mandibula (ATM) também sofre desgaste, estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra. Traumas repetidos e inflamação da gengiva levam à perda do suporte ósseo dos dentes, que se tornam móveis.
O Bruxismo tem tratamento e deve ser feito com o acompanhamento de um dentista. O dentista deve fazer um "check up" da boca e eliminar com aparelhos e desgastes seletivos dos dentes os pontos que impedem uma mordida perfeita. Mas isso não é tudo. Pessoas com bruxismo têm um termômetro psicológico na boca.
O melhor é perceber que o problema não vem do nada e tentar achar suas causas no dia-a-dia. Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o bruxismo é cortar a tensão psicológica. Isto pode ser feito através de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. Já distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, devem ser aliviados e medicados se necessário. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo.Fechar bem a boca também é outra forma de evitar o bruxismo. O fechamento deve ser perfeito. O mal contato entre os dentes de cima e de baixo leva a pontos de atrito que aumentam a tensão muscular. Próteses malfeitas como pontes e dentaduras devem ser trocadas. Os dentes precisam ser alinhados com aparelhos.Outro método usado é o encaixe de placas de acrílico na arcada dental durante a noite. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes e não apenas em um ou dois mal posicionados. Por último, o dentista deve fazer um ajuste fino do fechamento da boca.
                                        

Beijooo e até mais!!