O assunto hoje é bastante polêmico e
discutido: Dor dente! Quem nunca teve?? ( eu não, rsrsrs) Não é de hoje que o
Youtube esta cheio de vídeos com pessoas desesperada, inventando de tudo para
se livrar dessa dor que tem uma fama nada boa e chata. Shakespeare famoso poeta
e dramaturgo autor de Romeo e Julieta confirmam essa fama “Até hoje não houve filósofo que padecesse
pacientemente de uma dor de dente".
E não é só essa forma como a dor surge, que se descuti, todo mundo tem uma
receita para passar a dor ( que na verdade não funcionam, ou são paliativas)
a vovó diz: "pisa um anador ou bota uma gota de dipirona que
passa!" o outro diz: " cara, pega um pouco de óleo de motor e pode
por no dente, é tiro e queda."
Meus caros leitores, afinal o que resolve essa
dor?? Qual a origem dela??
Por favor, não façam isso! srsrsrsrrsrsrsrsrs
Bem, a maioria das dores de dente, tem origem cariosa. Podendo ser uma "simples" lesão cariosa, até uma Hiperemia onde a lesão já atingiu a polpa e caracterizada por uma leve inflamação da polpa. Nesse caso, o paciente é diagnósticado com Pulpite Reversível, que em alguns casos pode até ser assintomática e se caracteriza por episódios de dor aguda, rápida, localizada e fugaz.
Quando essa lesão não é tratada ela "evolui" para uma Pulpite Irreversível, nela a polpa já foi completamente exposta aos microorganismos cariosos. Esses pacientes não sentem dor espontânea, as dores nesse caso são provocadas, ao ingerirem alimentos doces, nos estágios iniciais o estímulo fria também é causa de dor, no estágios mais avançados esse mesmo estímulo causa alívio. Outros estímulos podem levar a situações dolorosas. Esse quadro pode evoluir para a completa necrose (morte) da polpa, onde nesse estágio o paciente não mais sentirá dor.
Quando o paciente sente dor espontânea, intensa e localiza associado necrose pulpar, infiltrado inflamatório no ligamento periodontal ele pode ser diagnósticado com Periodontite apical aguda.
Além desses possíveis diagnósticos existem outros ( esses são os mais comuns) Daí a importância de na hora que o dente começar a doer, procurar logo um cirurgião dentista, porque além dele diagnosticar corretamente essa dor, ele saberá tratá-la de maneira correta. O tratamento consiste desde da remoção do tecido cariado, proteção pulpar até o tratamento endodôntico. Outro ponto importante, o principal tratamento da dor de dente é a prevenção. Uma boa higiene oral e cuidados diários com alimentação e higiene podem evitar e muito futuros aborrecimentos com problemas dentais.
Quandro doloroso também bastante recorrente, é um ou dois dias depois que o dente foi tratado, restaurado tudo direitinho e o paciente continua sentindo muita dor. Como isso é possível?? após a restauração a oclusão não foi testada corretamente, e a carga oclusão sobre esse dente com a restaução acabem levando o dente a doer. Mas, aí o tratamento é fácil, volte ao dentista, e ele vai resolver o problema, tirando esse dente de oclusão, e tirando os excessos da restauração.
Enfim, concluo esse post afirmando que prevenir é o melhor remédio, porém se sentir alguma dorzinha nada de seguir receitinhas de amigos e familiares, PROCURE O CIRURGIÃO-DENTISTA! E sim, respondendo ao título você vai sobreviver a essa cruel dor.
Boa Noite,
Boa semana!
Fonte: SIQUEIRA JR, J. F; LOPES, H.P. Endodontia biologia e
técnica. 3° ed. São Paulo: Guanabara e Koogan 2010;Boa Noite,