quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os Dentes de Leite!!


Oii
Tem coisa melhor que Criança?? elas dãoo um trabalhinho mas são a energia, luz e alegria de uma casa, Né?? Toda Criança precisa de Cuidados especiais, e se engana quem pensa que seus famosos dentes de leite fogem a essa regra. Por mais que eles não sejam permanentes elas necessitam de todos, para que haja uma boa mastigação. E que tal conhecer um pouco mais desses dentinhos??
Eles são em número de 20, dez em cada arcada. Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram. Isso caracteriza a necessidade da presença de todos os dentes, deve ser ressaldo há não presença dos pré-molares, eles só aparecem com a dentição permanente.
Esses vinte dentinhos devem ser muito bem tratados, para que possam desempenha sua função. Todas as doenças que aparecem nos dentes permanentes aparece nos decíduos(dentes de leite) sendo assim fundamental a higienização, e sempre que possível a visita ao dentista. A saúde dos dentes permanentes é uma conseqüência direta da saúde dos dentes temporários. Dentes temporários estragados e não reparados podem causar sérios danos aos dentes permanentes. Esse cuidado deve existe desde de o princípio,e não só com os dentes como também, com toda a boca do pequeno.

O processo de cárie passa de um dente para outro. Assim, na dentição mista (onde estão presentes dentes decíduos e permanentes por um período de 4 a 5 anos) um dente-de-leite estragado compromete a integridade dos dentes permanentes. A dentição mista é um importante periodo no desenvolvimento da criança, que vai dos 6 anos, quando erupciona o primeiro molar permante , até aos 11 - 12 anos quando erupcionam os caninos e os segundos prémolares. A dentição mista completa, compreende os primeiros molares permanentes, e os quatro incisivos permanentes. Dentes temporários: caninos e primeiros e segundos molares decíduos.
Os dentes de leite, passam por um longo tempo de uso, muitos como por exemplo o segundo molar temporário, por exemplo, nasce aos 20 meses e é substituído aos 10 ou 11 anos. Este dente, quase sempre, quando não é tratado, nem cuidado, está completamente comprometido pela cárie aos 6 anos e fatalmente deverá ser extraído. Atentem bem, este dente só será substituído 4 a 5 anos depois. Portanto, esta criança, durante esse largo período, ficará prejudicada na mastigação, justamente em um período importante de sua vida, quando mais necessita dos complexos alimentares para o seu crescimento. Mais do que nunca, ela precisa alimentar-se bem e absorver bem os alimentos. Todos sabem que a digestão se inicia pela boca. Para que os alimentos sejam bem aproveitados no resto do aparelho digestivo, exige-se que esta primeira parte da digestão seja bem feita. A trituração perfeita dos alimentos, por uma mastigação também perfeita, possibilitará ao organismo uma fácil absorção dos alimentos e proporcionará o aproveitamento das substâncias fundamentais para o crescimento normal.

Dente de leite doi, ao contrario do que muitos pensam. Mamãe, papai o dentição decídua deve ser tratada como uma dentição permanente, ela sofre dos mesmos males e apresenta os mesmos sintomas. então porque deixar nossas crianças sofrerem??Quantas preguiças de estudar não se explicam pela dor de dente? Quantas irritações "inexplicáveis" não se explicam pela dor de dente? São perguntas a serem meditadas, para que se tomem as providências necessárias.
Os dentes-de-leite, extraídos prematuramente, não guardam espaço para seus correspondentes permanentes. Daí grande número de problemas ortodônticos: dentes tortos, que não são desejáveis, não só, pelo aspecto estético, como, também, porque estes dentes em má articulação são mais suscetíveis a cáries e problemas de gengivas. Os dentes muito juntos proporcionam maior acúmulo de placa bacteriana, a qual é determinante das cáries e dos problemas de gengiva. Além de que dentes apinhados "escondem" as cáries, e quando são descobertas já são grandes.
Dentes estragados e infeccionados comprometem todo o organismo. Provocam a piofagia (engolimento de pus). Germes são levados pela corrente circulatória, localizando-se em diversas partes do organismo, muitas vezes atacando um órgão já debilitado. Não se esqueça a SAÚDE COMEÇA PELA BOCA  e o tratamento dos dentes-de-leite habitua a criança, desde cedo, aos bons hábitos de higiene dentária.

Quanto à substituição dos dentes temporários pelos permanentes, é fundamental esclarecer alguns pontos que são imprescindíveis para o cuidado deles. Os dentes permanentes vão se formando por baixo dos temporários e, conforme evoluem em sua formação, reabsorvem concomitante mente as raízes dos antecessores, até que estes caem e os permanentes aflorem. Eis a razão porque os dentes temporários, quando caem, não têm raízes, mas antes eles as tiveram, tal qual os dentes permanentes, a dentição permanente inicia com a erupção dos primeiros molares, os quais se localizam atrás de todos os de leite, sem substituir, portanto, nenhum temporário. Os pais devem ter conhecimento deste fato - o nascimento dos primeiros molares aos 6 anos - pois é comum confundirem estes dentes com dentes-de-leite, em razão de, ao nascerem, não ter caído nenhum dente. Esta confusão é lamentável e, por vezes, desastrosa, leva ao seu descuido e, com freqüência, até a sua perda total. E estes são talvez os dentes mais importantes de todos os outros permanentes, porque, durante a época da mudança, são eles que mantêm a articulação. Por isso, são chamados "dentes-chave-da-oclusão", isto é, dentes que sustentam e dirigem a correta posição dos outros dentes. Sua perda prematura gera distúrbios difíceis de serem reparáveis, não só estéticos, mas também aqueles prejudiciais à própria saúde e desenvolvimento harmônico da criança.

Espero que tenha feito tudo certinho, pois quando se trata de criança, tem que ter mais cuidado e responsabilidade. Como acabei Vou apresentar a vc's uma das minhas bebêes ela já começou a trocar os dentinhos ta banguelinha, coisa mais fofa!!
Digam se ela não é fofa? Aldinha, minha priminha lindaaa!!


Beijossss de chocolate, mas cuidado com a cárie!! (rsrs)


5 comentários:

  1. meu filho tem 5 anos e 5 e ele tem 10 dentes na parte de cima e 11 na parte de baixo e tá nascendo outro.... é normal isso? ele tem mordida cruzada... ou esse dentes já são permanentes?

    ResponderExcluir
  2. Minha filha tem 5 anos e perdeu o 2 molar de cima e o do outro lado está mole é normal, pois ela só trocou o dois de baixo da frente.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente peço desculpas pelos atraso em respondê-las,só vi o comentários de vc's hj...
    Como ainda estou no segundo semestre não sei muita coisa sobre o assunto, mas pesquisei, recorrir há alguns professores, o primeiro a me da uma explicação convicente foi a minha querida Prof. Evamiris Vasques que me disse o seguinte:

    No Primeiro caso,o ideal é realizar uma consulta com o odontopediatra, mais acredito q seja o 1 molar permanente inferior, isso é normal, na dentição decídua já erupciona o 1 molar permanente.

    e para o sequinte caso: a pergunta está meio confusa, mais acredito q essa criança perdeu esses dentes superiores por motivo de cárie, existe uma cronologia da troca dos dentes, mais hj em dia n podemos a se prender a esta regra cronologica até pq as crianças estão mto precoce.

    Irei pesquisar mais, mas, espero tê-las ajudado!!

    ResponderExcluir
  4. meu filho de 2 anos nao quer escovar o dente, o qu devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Cara Mamãe ou papai, procura fazer o momento da escovação um momento gostoso descontraído, mostre q vc tambm escova os dentes. Compre escovas coloridas, com bichinhos, creme dentais próprio p crianças... Enfim motivar a criança é o primeiro passo, e sempre explicar a importância da higiene bucal por que por mais que eles sejam pequeninho usando as palavras corretas eles vão entender! Bjs

    ResponderExcluir