domingo, 3 de julho de 2011

Bruxismo

Oiiii
Fazia um tempinho que eu não postava nada, sabe como é, festas juninas (que por sinal sou apaixonada!) que aqui na minha cidade vão continuar no mês de julho, tão me roubando o tempo de ler mais assiduamente e de fazer minhas postagens, e tenho que confessar tambm que eu tava com uma preguiçazinha....
Mas hoje após uma maravilhosa noite de festival junino(em pleno julho) vim postar uma antiga dúvida minha o BRUXISMO, eu lia muito em outros blogs, sobre o bruxismo mas eu não entendia direito, agora que exorcizei as miinhas dúvidas, imaginei que vc's também poderiam ter algum dúvida.....

Primeiro, quero deixar bem claro que o bruxismo que vou tratar aqui não tem nada haver com Bruxaria.... (por mais que há muito tempo atrás, e de vez enquanto me dê uma vontade louca de ser uma bruxinha o.O) O Bruxismo é um distúrbio do sono caracterizado pelo apertar dos dentes, ou seja trata-se no hábito de ranger e apertar os dentes. Ele atinge cerca de 15% da população, onde ele provoca fortes dores de cabeça,  danos gengivais, desgaste do esmalte dental, dor disfuncional muscular da articulação temporomandibular.

"Estes sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações."

Olha que Curioso o nome Bruxismo, vem justamente do termo bruxaria, antigamente era atribuído a bruxaria,  o ranger de dente, durante o sono. As pessoas eram consideradas enfeitiçadas... Durante muito tempo depois ele era classificado como uma doença mental, no limiar do novo milênio superstições ficaram para trás. Sabe-se que bruxismo não é doença mental nem fenômeno inconsciente. É simplesmente um ato comportamental criada por seu próprio autor.
O Bruxismo quase sempre é associado a estresse.Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional. Um alinhamento incorreto dos dentes e fechamento inadequado da boca está presente na maior parte dos casos, mas dificilmente são suficientes para causar o problema na ausência de um aumento da tensão.A doença pode atingir qualquer pessoa, e é mais freqüente entre os 15 e 35 anos. É também mais freqüente nas mulheres do que nos homens ( Trágicoooo....).

Dentre as consequências já relatadas como as dores de cabeça crônicas,  dores também nos músculos do pescoço, ouvido, rosto podendo atingir os ombros. A articulação da mandibula (ATM) também sofre desgaste, estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.Também é freqüente a dor e o desgaste dos dentes. A dor é pior pela manhã e o desgaste pode chegar à gengiva. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, o ranger pode provocar a quebra. Traumas repetidos e inflamação da gengiva levam à perda do suporte ósseo dos dentes, que se tornam móveis.
O Bruxismo tem tratamento e deve ser feito com o acompanhamento de um dentista. O dentista deve fazer um "check up" da boca e eliminar com aparelhos e desgastes seletivos dos dentes os pontos que impedem uma mordida perfeita. Mas isso não é tudo. Pessoas com bruxismo têm um termômetro psicológico na boca.
O melhor é perceber que o problema não vem do nada e tentar achar suas causas no dia-a-dia. Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o bruxismo é cortar a tensão psicológica. Isto pode ser feito através de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. Já distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, devem ser aliviados e medicados se necessário. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo.Fechar bem a boca também é outra forma de evitar o bruxismo. O fechamento deve ser perfeito. O mal contato entre os dentes de cima e de baixo leva a pontos de atrito que aumentam a tensão muscular. Próteses malfeitas como pontes e dentaduras devem ser trocadas. Os dentes precisam ser alinhados com aparelhos.Outro método usado é o encaixe de placas de acrílico na arcada dental durante a noite. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes e não apenas em um ou dois mal posicionados. Por último, o dentista deve fazer um ajuste fino do fechamento da boca.
                                        

Beijooo e até mais!!




2 comentários:

  1. Oi, Livia Karynne, primeiro um puxão de orelhas.
    Isto não se faz! abandonar os seus leitores assim! portanto, dá próxima vez que der preguiça, lembre-se do "movimento dos sem-postagem da LK - MSP-LK", viu?
    .
    Segundo, parabenizar pela pesquisa e postagem. Ficou bem legal e informou muito bem.
    .
    abçs

    ResponderExcluir
  2. rsrsrrsrrsrsrrs
    Obg prof. Pode deixar esqueço mais não!! rsrsrsrs

    Já tava morrendo de saudadessss!!


    Beijoss

    ResponderExcluir