domingo, 26 de junho de 2011

Bacupari Contra as Cáries!!!!


Oiiii
Vocês sabem o que é Bacupari?? Eu também não sabia até ler uma reportagem da Revista Ciência Hoje, Jeito natural de prevenir cáries, è isso mesmo, jeito super natural,.Pois o Bacupari  é uma frutinha brasileira encontrada em uma  vasta área nacional que vai desde Amazônia até o Rio Grande do Sul. Ela é utilizada em "garrafadas" e chás   pelos nativos da região, pois eles já conheciam a sua propriedade anti-inflamatória anti-inflamatória e  cicatrizante.
Pesquisadores puseram-se desbravar a  frutinha e além de comprovar o que os populares já sabiam, descobriram uma substância muito eficiente no combate as bactérias que atacam os dentes, a sua capacidade antibacterícida é comparada a do antisséptico químico mais usado por dentistas em consultório, porém ao contrário dos compostos artificiais, o antibiótico natural não altera o paladar e não provoca manchas nos dentes. 
" substância encontrada no bacupari, a 7-epiclusianona, foi isolada e identificada pela primeira vez em 1999 pelo químico Marcelo dos Santos, do Laboratório de Fitoquímica e Química Medicinal da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em Minas Gerais. O pesquisador já estudava o bacupari há mais de 16 anos e descobriu suas propriedades antibacterianas a partir do uso popular da fruta."

A partir desses resultados, pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram agora em testes com culturas de bactérias a eficiência da substância no combate a cáries e descobriram que ela é encontrada em maior concentração na casca do bacupari. O extrato da casca da fruta se revelou um poderoso antibiótico: em baixas concentrações, entre 2,5 e 5 microgramas/mililitro, ele inibe a ação da principal bactéria causadora da cárie, a Streptococcus mutans.

São por essas e por outras que me ponha a pensar.... Como nosso país é rico!! Como somos um povo vasto de cultura única e linda!! Como me orgulha ser brasileira! como eu tenho medo da Biopirataria e da falta de incentivo!! Quantas outras frutas, ervas nós temos? Quantas são pirateadas e patenteadas fora do nosso país? Lutemos, pesquisesmos em prol de um país melhor!! Brasileiros, por brasileiros!! Vamos provar que o Brasil não estar à venda.....

Um comentário:

  1. nossa que legal saber disso sou de cabo frio rio de janeiro,e desde pequenas comiamos essa fruta ......e nao notavamos carie em nossos dentes....hoje a arvore foi cortada mas temos grandes lembrancas daquela arvore em nosso quintal,que juntava nao so as criancas da familia mais de toda rua em epoca de fruta.VERA SALLES

    ResponderExcluir