Oii...
Ontem postei uma foto no meu Face, que causou um certo Fuá... então percebi que ainda há grande necessidade da divulgação da importância da visita da gestante ao dentista, e da introdução do Cirurgião dentista no pré-natal e do acompanhamento pós- nascimento...
A origem de tudo. |
Muitos a princípio se mostraram incrédulos, e não conseguiam entender a dita importância, outros se mostram curiosos e acabaram compreendendo direitinho o por que dessa consulta...
Na internet já exitem inúmeros sites e blogs que discutem e trazem informações importantes sobre o tema, mas ainda é observando uma grande carência de informação nos utilizadores e gestores do SUS.
Acredito que nós, dentistas, somos profissionais da saúde e por isso deveríamos trabalhar em conjunto com os outros profissionais, para assim melhorar a qualidade do atendimento e consequentemente da saúde.
O pré-natal é um dos programas em que deve ser introduzido o Cirurgião dentista, além dele acabar com o mito que gestante não pode ir ao dentista ele cria vínculos com a mãe e consequentemente com o bebê, que já vai nascer frequentando o Dentista.
Tanto essa criança, quanto essa mãe vão ter uma melhor qualidade de vida. A Criança vai crescer sem o medo de ir ao dentista, ela desde de cedo vai ser induzida a fazer uma correta higienização bucal e assim ela vai ter menos doenças bucais.
Voltando para a gestantes, Gengivites, periodontites aumentam a chance de partos pré-maturo, bebês de baixo peso e abortos. Diferente do que muitos acreditam essas inflamações bucais são janelas infecciosas tanto para mãe quanto para o bebê, daí a importância da visita ao dentista.
É melhor prevenir do que curar. E essa lógica também deve ser seguida pelo o governo, saí mais barato para o governo, educar, fazer trabalhos preventivos do que curativos!
Se as futuras mamães quiserem um pouco mais de informação esses dois sites tiram muitas dúvidas: esse e esse para quando bebê nascer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário