quinta-feira, 21 de junho de 2012


RESUMO DE PRÉ-CLÍNICA
TURMA 201.3
CAIO RAULL BEZERRA SARAIVA
FABIANA VIEIRA DE FREITAS
BRUXISMO: UMA EXPERIÊNCIA COM PACIENTES
AUTORES
GILHERME BRIÃO CAMACHO
LIZANDRA SANTOS MARTINES
SABRINA SEVERO DALLA COSTA 
SABRINA KOHLRAUSCH
A universidade de Pelotas no seu curso de odontologia realizou um estudo visando diagnosticar e tratar pacientes com bruxismo, o bruxismo pode ser definido como uma atividade mastigatória exercida fora da necessidade, caracterizando-se por movimentos de lateralidade podendo  ser acompanhados ou não de um barulho desagradável. O bruxismo acontece com menor intensidade durante o dia e muito mais à noite.
Diagnóstico: caracteriza-se pela apuração de um conjunto de fatores como  histórico do paciente tanto médico quanto familiar quanto dental, além da detecção de sinais e sintomas, e de confirmação por parte das pessoas com quem ele convive.
As principais manifestações são dentárias, periodontais, na musculares, na ATM, mastigatória. 
Em relação aos sintomas dentais um dos sinais clínicos mais evidentes é o desgaste excessivo dos dentes principalmente do canino causado pelo rangimento e apertamento dos dentes, sendo que o rangimento é o mais destrutivo.  Porém, nem sempre ocorre relação direta entre o nível de atrição dentária com a sintomatologia clínica.
Os constantes traumas oclusais causados pelo bruxismo podem causar alterações periodontais, além de reabsorção radicular, deposição ou reabsorção de cemento.
Em relação aos músculos os pacientes com bruxismo apresentam-se com dor muscular, junto a limitação  na  abertura  de  boca  e dor de cabeça devido à hipertrofia muscular com mais frequentemente que indivíduos saudáveis.
A ATM dos pacientes também é comprometida sendo que estes geralmente relatam estalidos, e dores musculares ao se palpar o músculos temporal e pterigoide lateral, não sendo possível definir uma etiologia clara para o bruxismo sendo este fruto de vária causas interligadas.
O bruxismo prevalece entre as mulheres sendo 3 vezes menos frequente em homens, prevalecendo em ambos na faixa de 20 a 40 anos, possivelmente relacionados a estrutura da ATM feminina ser mais frágil, fatores hormonais estresse e etc.
Em relação ao tratamento não existe tratamento definitivo para o bruxismo devido ao grande numero de fatores que o envolvem cabendo ao profissional além de realizar a reabilitação do sistema estomatognático conscientizar o paciente sobre o bruxismo para que este diminua o fator emocional podendo até ser realizado um acompanhamento conjunto com profissionais da saúde mental e os profissionais odontológicos que irão restaurar o sistema estomatognático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário