quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resumo de pré-clínica!!



MARQUES et al. Reabilitação Estética-Funcional com Ajuste Prévio da Oclusão em Relação Cêntrica. Rev Odontol Bras Central 2010;19(51).

O presente artigo foi desenvolvido relatando-se um caso clínico de um paciente submetido à reabilitação estética e funcional devido à perda das guias anteriores por desgaste dental que ocorreu em decorrência de hábitos parafuncionais. 
            Inicialmente, o autor traz uma abordagem acerca dos mecanismos geradores de desgaste dental, explicitando quais as causas mais comuns deste tipo de quadro, fazendo também uma ressalva sobre a complicação que ocorre quando esse desgaste acontesse em associação com o bruxismo. A partir daí, o artigo prossegue enfatizando as ações que o Cirurgião-Dentista pode coordenar no intuito de reduzir ou eliminar as perdas funcionais resultantes do desgasta dental e restabelecer o padrão estético alterado.
O relato do caso inicia-se a partir da identificação prévia do paciente: DMS, 33 anos, gênero masculino. O autor relata que o referido paciente procurou a Faculdade
De Odontologia da Universidade Federal de Goiás com queixa estética devido ao tamanho dos dentes anteriores. Em virtude disto, o paciente assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido autorizando assim a realização de exame intraoral a partir do qual se obteve o diagnóstico de desgaste do terço incisal dos dentes anteriores, superiores e inferiores, provocado por hábitos parafuncionais. além disso foi percebido também ausência dos dentes 18, 28, 35, 36, 38, 46 e 48.
O autor prossegue relatando os procedimentos que foram organizados no intuito de se estabelecer o plano de tratamento para o paciente. Neste sentido, os arcos superior e inferior foram moldados com hidrocolóide irreversível e os modelos de gesso pedra tipo III montados em articulador semi-ajustável (ASA) Articulador 4000. Optou-se pela execução de ajuste oclusal prévio, estabilizando a mandíbula na posição de relação cêntrica. Isto resultou numa posição mais posterior da mandíbula, havendo ganho de espaço para reanatomização dos dentes anteriores. O ajuste oclusal em relação cêntrica foi executado em três sessões clínicas rápidas. Os desgastes ficaram limitados à estrutura de esmalte e os dentes após cada sessão receberam polimento e aplicação tópica de flúor por 3 minutos.
Após a realização do ajuste oclusal, foi realizada a confecção de prótese parcial removível e, em continuidade, a resolução estética do caso. Mediante consentimento do paciente, ocorreu também a restauração de elementos anteriores inferiores e superiores com resina composta. 
Devido ao hábito parafuncional, bruxismo do sono, e no intuito da manutenção em longo prazo dos resultados alcançados foi confeccionada uma placa oclusal miorelaxante protetora. O paciente foi devidamente instruído acerca do uso da placa e da necessidade do auto-cuidado com vistas em prolongar os resultados favoráveis obtidos.
Discutindo-se os resultados obtidos, o autor ressalta que a identificação da necessidade e indicação do ajuste oclusal foi de fundamental relevância para a longevidade do tratamento. Ressalta ainda que percepção, planejamento e previsibilidade em odontologia estética são os segredos para o sucesso. 
No presente caso a reanatomização dos dentes anteriores foi realizada pelo processo direto, que adicionalmente apresenta a vantagem do custo, que é relativamente mais baixo do que aqueles que envolvem parte laboratorial. O número de sessões para execução (sessão única) também mostra ser uma vantagem importante.
O autor salienta que o conceito da Odontologia Restauradora atual preconiza que, para qualquer tipo de procedimento, o profissional deve sempre optar pelo tratamento mais conservador, isto é, com maior preservação de estrutura dental sadia.



Faculdade Leão Sampaio
Curso de Odontologia - Turma 201.3
Disciplina de Pré Clínica I - Profº Fernando Gonçalves
Aluna: Layanna Leite Pinto - Artigo 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário