quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resumo de pré-clínica!!!


Resumo do artigo 11

Na área odontológica a oclusão é uma disfunção ou desordem crânio mandibular como também desordem temporomandibular, isso se caracteriza por dores mio faciais envolvendo os músculos da mastigação região craniocervical e região da articulação temporomancibular.
Assim como o sistema estomatognático e todo o conjunto que faz parte desse conjunto, suas funções tais como respiração, deglutição, fonação, e mastigação, em contraste com os compartimentos funcionais, ou seja, a parafunção, como a mastigação, a deglutição e a fala, parecem não ter propósito funcional.
No que diz respeito à faixa etária, a maior incidência das funções craniomandibulares na faixa mais freqüente entre 51 a 70 anos, já no gênero feminino que se relacionou com hábitos parafunsionais como apertamento dental, colocar a mão no queixo, apertamento de mão e hipertrofia da linha Alba jugal tiveram os percentuais mais elevados.
No gênero masculino, o percentual mais elevado com relação aos hábitos de morder objetos e onicofagia. No estudo feito com mulheres na faixa estaria reprodutiva, um grupo usava anticonceptivos e os outros não, em que o grupo que fazia uso sofria de dor freqüente.
Levando em consideração aos estudos constatamos uma grande parte dos pacientes possuíam apertamento dental, seguida de bruxismo, hábitos de morder objetos e onicofagia, e o ato de colocar a mão no queixo, pois este fato causa acomodação irregular da mandíbula.
Com relação à má postura, hábitos posturais, posição da cabeça em relação ao corpo, menos da metade dos pacientes e mais d metade possuíam flexão para direita ou esquerda no que diz respeito à postura dos ombros, e em indivíduos portadores de alterações miofaciais apresentavam protrusão da cabeça, mobilidade da coluna cervical e do tronco.
A pesquisa teve como finalidade avaliar a incidência dos hábitos parafuncionais e posturais em pacientes portadores de disfunções através da ficha clinica e avaliação postural, conclui que ouve uma relação entre hábitos parafuncionais, DCMs e profissão que exigiam mais esforço muscular, maior freqüência de hábitos nas mulheres e na grande maioria postura atípica dos ombros.


FABIANA BATISTA 
RAÍZA AQUINO
 ODONTO 201.3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário