sexta-feira, 22 de junho de 2012

Resumo pré-clinica!


FACULDADE LEÃO SAMPAIO



Resumo referente à disciplina de Pré-Clínica
                                                 

PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR ENTRE
UNIVERSITÁRIOS SEGUNDO ÍNDICE DE HELKIMO, E SUA CORRELAÇÃO
COM DIVERSOS HÁBITOS PARAFUNCIONAIS.

A Disfunção da Articulação têmporomandibular (DTM), é um dos problemas que chama e requer muita atenção dos cirurgiões-dentistas. A DTM ,é um termo usado para designar possíveis sinais e sintomas relacionados com a dor e distúrbios ,funcionais e para funcionais da mecânica mandibular e em especial da ATM.
O presente estudo é muito debatido entre a comunidade odontológica ,visando encontrar os problemas que serão acarretados com a possível disfunção ,Já sendo  possível identificar alguns sintomas em que por ventura é por progressão da doença .É uma doença causadora de dores crônicas e como já se tem conhecimento que é de etiologia multifatorial ,podemos também identificar os possíveis problemas  que essa doença poderá trazer para a nossa saúde, como ,dores de cabeça ,no pescoço ,sensibilidade  nos músculos da mastigação ,até mesmo comprometendo-os de tal forma que possam a nos paralisar, proporcionando a perda da movimentação mandibular.
Estudos comprovam que a DTM é resultado de três fatores etiológicos ,sendo eles os responsáveis pelos distúrbios que afeta a saúde bucal e consequentemente geral do indivíduo .Os fatores predisponentes, precipitantes e os perpetuadores são os relacionados na causa da disfunção têmporomandibular, interferindo também nos hábitos para funcionais ,como o bruxismo e o apertamento, entre outros distúrbios.
Pesquisadores veem a necessidade de realizar estudos epidemiológicos afim de conhecer a  prevalência da doença entre gêneros ,amostra de populações para que eles possam intervir com um melhor plano de tratamento para uma possível cura.

Resumo feito pela aluna: Cícera Thaís Petrônio de Oliveira
Curso: Odontologia                Turma: 201.3
Artigo original feito por: JANAÍNA DE CASTRO VIEIRA¹, FABIANE MARIA FERREIRA², ALFREDO JÚLIO
FERNANDES NETO3, PAULO CEZAR SIMAMOTO JÚNIOR4, MÁRCIO TEIXEIRA.
Pesquisa realizada: 1. Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Aluna
do Programa de Iniciação Científica PIAIC/UFU/2008-2009
2. Mestranda da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia.
3. Professor Doutor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. Avenida Pará, n° 1720,
Bloco 2B, Campus Umuarama, Uberlândia/MG –Brasil, CEP: 38400-902.
4. Professor Doutor do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de
Uberlândia.

Um comentário:

  1. Boa Noite, estou usando este artigo para referenciar no meu projeto, vc sabe se ele foi publicado? tem como mandar as referencias como revista, paginas, essas coisas??? muuuuito obrigadaaa!!! michelle_loiaconi@hotmail.com

    ResponderExcluir