quarta-feira, 22 de junho de 2011

As vacinas e os Dentistas!

Nas últimas aulas do Prof. francisco, sempre falava da importância da vacinação. E agora que somo futuros dentistas,vamos trabalhar com fluidos corporais com materiais perfurocortantes, é bom manter o cartão de vacinação atualizado!! Aqui vai uma listinha de importantes vacinas a serem tomadas!! 



- Hepatite B: três doses (segunda um mês após a aplicação da primeira, terceira seis meses da primeira) que protegem contra a Hepatite B. Transmissão através de contato com sangue ou fluidos corporais do paciente.
Influenza (gripe): aplicada anualmente, protege contra as principais variações do vírus da gripe
- Tétano-Difteria: composta por três (doloridas)  doses (primeira e segunda doses com intervalo de quatro a oito semanas e a terceira dose entre seis e doze meses). Após esta etapa a vacina é reaplicada a cada 10 anos. 
Tríplice Viral (Caxumba, Sarampo e Rubéola): uma única aplicação, ainda na infância. Mulheres e profissionais que trabalham com crianças têm maior risco de adquirir rubéola, bem como transmiti-la a grávidas , que por sua vez correm risco de rubéola congênita.
Vacina Pneumocócica: única aplicação, durante a infância, protege contra meningite, pneumonia e otite média.
Hepatite A: geralmente ministrada na infância, esquema de duas doses (sendo a segunda, seis meses após a primeira).
BCG: protege contra a tuberculose, usualmente esta vacina é dada durante a infância.
Febre amarela: indicada para profissionais em área susceptível à doença (ou em épocas de surtos).

E aí já confereu seu cartão de vacinação?? tem todas???  Se não procure um posto de saúde, a vacinação é gratuita!  Prevenir é bom sempre!!

Beijooo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário