quinta-feira, 23 de junho de 2011

Odontologia Especial


Oii
Já faz alguns dias que ando procurando textos, artigos que falem sobre a ODONTOLOGIA ESPECIAL, mas infelizmente não tenho encontrado muita coisa... Me sinto extremamente tocada, quanto a esse assunto, e queria muito mesmo ler mais, para poder escrever e quem sabe discutir com alguém capacitado e aprofundar essa discussão no intuito de quem sabe melhorar o atendimento desses pacientes.(sei também, que ainda não tenho gabarito suficiente para isso, mas só o fato de estar diante da discussão, já me deixa feliz) Sei que próximo semestre a faculdade vai desenvolver o projeto intitulado, DENTE FELIZ, que no princípio será voltado para esses pacientes, sei que é um bom começo, mas como eu sou curiosa e odeio ficar sem fazer nada eu qria mais...
Bem, pelas minhas buscas, percebi que muitos dentistas ainda tem medo (como eu tinha) de cuidar desses pacientes, outros tantos acham que com esses pacientes se perde muito tempo, e na atual lógica capitalista tempo é dinheiro, e para outros de maneira geral eles não tem pacientes e sim clientes(uma lógica mesquinha). Mas eu também percebi que existem muitos dentistas dispostos a quebrarem esse tabu, e a mostrar que não há muita diferença no atendimento, basta Carinho, paciência e muita confiança tanto no seu trabalho como no outro.
Muitos desses pacientes não tem coordenação motora, não conseguem segurar uma escova de dente e fazer a correta higienização bucal, por isso além de atender e cuidar dessas crianças, nós dentistas(mesmo que  iniciando o 2°semestre já me considero) temos que trabalhar também com a família, principalmente as carentes, é necessário que se formem vínculos: paciente-dentista-família, para que se tenha sucesso e continuide...
Lí em outro blog que na odontologia especial, o especial é o dentista, e sabe que quem escreveu isso tem toda razão!! nunca fiz nenhum atendimento, mas da pouca experiência que tive com esses anjinhos saí revitalizada, mais feliz e sim me sentindo muito mais especial!! 
Quero convidar a quem já é dentista a participar do projeto pAPAE noel dentista (não deixem de entrar nesse link) que começou pouco antes do natal passado e consiste na adoção de um paciente especial (achei mega importante), e se cada dentista adota um já diminui a desigualdade e o esquecimento sofrido por essas pessoas. 
Acho que era isso que eu queria passar hoje para vc's, e dizer que continuarei pesquisando e postando!! e tambm que quero muito participar do projeto da faculdade!! e de outros externos que aparecerem é só me avisar!! (srrrsrsrs)

Para entender mais leia também:

Beijos!!!

4 comentários:

  1. Gostei muito Lívia. E esse projeto que a faculdade junto com nós alunos da Odontologia da Leão Sampaio iremos realizar será de suma importância, visto que todos nós nos realizamos com a visita a APAE. Também quero muito participar do projeto!

    ResponderExcluir
  2. Livia,li seu texto,vc e uma garota muito especial
    emotiva e vai consequi novos artigos se eu conseguir alguma coisa, mando p/ vc.
    Ei estou com muita saudades beijos.

    marinete

    ResponderExcluir
  3. Obg El, El!! Estaremos juntos mais ainda nesse 2° semestre!!
    E Marinete, Oh, saudadessss!! Quandoo voltar eu quero aquele bolo de prestígio, viu??? rsrsr
    Ogrigada pelo carinhoo e dedicaçãoo!!
    Beijosss

    Obg. Prof. Flávio!!!!

    ResponderExcluir