sábado, 11 de junho de 2011

O Beijo e seus mistérios!!

O primeiro beijo, quem esquece?


Oii...
Como hoje, é dia dos namorados, nada melhor do que um boom Beijoo! Todo mundo gosta!  E vc’s sabiam que o beijo é muito mais do que o encontro de lábios e troca de salivas(durante muito tempo, isso antes do meu primeiro e beijo e algum tempinho depois, me dava nojo, rrsrsrsrs) Já faz alguns dias que venho pensando em beijo( não sei se isso é carência, será??) Por isso, resolver desvendar os mistérios do beijo, que tal descobrirmos juntos?! O que realmente se encontra por trás do ato de beijar??

Como eu adoro história vou começar com um pouquinho de história. Antigamente o beijo na boca entre pessoas do mesmo sexo era super comum, representava respeito e afeição, na idade média, (olha que coisa louca), eles selavam contratos entre suserano e vassalo, beijando...esquisito , né?? Cultura, fazer o que ?! Saindo da história, Vocês sabiam que o beijo movimenta 29 músculos, é isso mesmo que vc ta lendo 29!! Desses 29, 17 estão na língua!(Nunca imaginei que a língua tivesse tantos músculos) E para quem ta querendo emagrecer, um beijo caprichado gasta 12 calorias ( dessa eu gostei. Rsrsrs)  Ah, e ele faz bem pro coração, ele elava os batimentos cardíacos que de 60 vão para 150, como se fosse um exercício cardíaco. Curioso!!

Mas, beijar tem lá os seus perigos... Quando se sai beijando todo mundo indiscriminadamente (como muitos fazem em festas) vc corre certos riscos, a boca em si já é cheia de bactérias existem mais de 700 espécies, e quando se beija a exposição a bactérias, vírus e até mesmo a fungos tornam-se maiores... Por isso CUIDADO!!nada de pensar que um beijo na boca pode ser inofensivo!! ( NÃO ESTOU QUERENDO ASSUSTAR NINGUÉM, MAS...)
A gengivite por exemplo é uma doença bacteriana e tem aumentado sua incidência nos últimos anos, muitos acreditam que tenha sido conseqüência desse novo hábito, o de “ficar”O.O....  
E vc’s sabiam que o hábito de beijar na boca várias pessoas diferentes aumenta em quatro vezes o risco de nós adolescentes(rsrsrs, acho que ainda sou) de contrairmos meningite, uma infecção cerebral potencialmente fatal??

Outra que eu não sabia, existe a doença do beijo, sabiam?? É a Mononucleose, ela é causada pelo vírus Epstein-Barr (VEB) e, depois de um período de incubação de 30 a 45 dias, a pessoa pode permanecer com vírus para sempre no organismo, e o pior meus caros colegas ela pode ser ASSITOMÀTICA, ou você vai sentir sintomas de outras doenças como dor na garganta e tosse, e ela vai levar ao inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço, é beijar na boca é coisa séria, seríssima...
E tem mais, 80% da população brasileira tem herpes labial!! Doença viral, feridas e bolhas são suas sitomatologias, mas elas só aparecem quando se estar com a imunidade baixa.. ( esse ponto me lembra de uma explicação que meu amigo Marcelon nos deu, ele disse que em festas as pessoas quando estão com bolhas visíveis na boca costumam mentir, dizendo que é uma queimadura, ou melhor uma “mijada” de aranha, rsrsrss) estou rindo mas, isso é coisa séria, conheci meninas lindas, e o pior mais novas do que eu ( não que eu seja velha, rsr) que já tinham herpes...

As temidas doenças sexualmente transmissíveis (DST) também podem ser contraídas pelo beijo. O Departamento de Saúde dos EUA considera que pode haver risco, apesar de muito pequeno, de transmissão do vírus HIV, causador da doenças da AIDS, através do beijo na boca, caso existam feridas ou sangramento na boca. O risco de transmissão do HIV através do beijo na boca teoricamente é maior em pessoas com piercing na língua ou lábios. Um beijo mais ardente poderia provocar sangramento na região do piercing, havendo o risco de infecção do vírus HIV se o sangue entrar em contato com uma lesão bucal ou corte. Outras DST também transmissíveis pelo beijo incluem sífilis e gonorréia.  O.O

Como eu disse antes, eu não qria assustar, porém eu acho que o conhecimento é a arma mais potente que existe,  e vc tendo noção e conhecimento de como se prevenir já 50% do caminho andado. Eu tinha em mente uma postagem mais fofa para o dia de hoje, mas eu fui lendo e a curiosidade ( não sei se é um defeito meu) foi aumento e eu fui chegando a esses dados e como já to viciada no blog ( agora é uma das minhas paixões, rsrsrs) tinha que também compartilhar com vc’s....

Cuidado com quem vc’s beijam!! Repensem suas atitudes, vejam se sair “pegando” todo mundo é a melhor opção...
Mas, se forem beijar,beijem muito!

Beijo, beijo beijo!
Feliz dia dos namorados!!

3 comentários:

  1. boa lívia ... esse assunto interessa a nós acadêmicos da odonto...trata-se de nosso futuro material de trabalho..." a boca " e seus acessórios...

    ResponderExcluir
  2. Pode crer Michel, esse foi um dos principais motivos da postagem!! Nós ao longo da nossa jornada, iremos desbravar muitas bocas!!

    ResponderExcluir