domingo, 8 de maio de 2011

Eita Brasil vasto, cheio de trabalho para um dentista!!!

É meu caro colega, para vc que tá cursando odonto e pensando em desistir, ou para vc q pensa em cursar e todo mundo desanima dizendo, q não tem área de atuação, q vc vai passar fome, vou agora provar a vc q não é bem assim....

"Se fosse possível imaginar um mutirão para acabar com a epidemia de cárie no país, os 139.110 cirurgiões-dentistas brasileiros, que representam 11% de todos os profissionais do mundo, necessitariam trabalhar 24 horas diárias por 5 anos para chegarmos ao nível aceitável de CPOD ( Índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados) da OMS - ( Organização Mundial de Saúde ) O nível de CPOD recomendado para a população infantil até 12 anos é de 3,0. No Brasil, nos últimos anos, este nível vem caindo, comprovando a importância da política preventiva e da instituição de ações primárias em saúde. Em avaliações anteriores, o nível era de 6,7. Aos 12 anos, nossas crianças apresentavam em média 7 dentes cariados na boca. Aos 18 anos, ao se apresentarem para o serviço militar, somente 32% dos jovens tinham sua dentição completa. O índice recomendado pela OMS é de 85%. A última avaliação de CPOD demonstrou uma melhora considerável deste índice, 3.06, com redução de 54% , resultados próximos ao recomendado pela OMS. (CFO, 1997)"

Vocês estão vendo? a carência da odontologia  brasileira, que nós estamos engatinhado nos níveis mundiais e que as melhoras que vemos são frutos de profissionais apaixonados pelo sua profissão, assim como eu tô me tornando, e graças a também claro a vários programas nacionais de saúde, como BRASIL SORRIDENTE.

"Um paradoxo: a população brasileira cresce 1.89% ao ano. O número de cirurgiões-dentistas chega a crescer 6,04% ao ano. São colocados no mercado de trabalho, anualmente, cerca de 8.236 novos profissionais, formados nas 90 escolas de Odontologia de todo o país. Existe uma distribuição desigual de cirurgiões-dentistas pelo território nacional, coincidentemente com semelhanças entre sua concentração e a de renda. Esta centralização de cirurgiões-dentistas nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste produz a maior metragemper capita destes profissionais por espaço ocupado que se tem notícia. As regiões Norte e Nordeste são carentes de qualquer recurso."

Nós que fazemos odonto estamos acostumados a escutar que para se viver bem é preciso sair daqui, do nordeste, para poder se ter uma boa renda, agora sabemos que não precisamos sair da nossa região pelo contrário ela precisa de nós. E pelo que pesquisei no nordeste só existem 21 faculdades de odontologia e em estados como Alagoas só existe uma faculdade, Bahia, Pernambuco e Ceará tem 3 e 4 faculdades cada os outros estados da nossa região tem 2. 

O Brasil precisa de nós, dentista e mais especificamente as regiões norte e nordeste, vamos juntos driblar os problemas bucais dos brasileiros e colocar o Brasil em níveis ótimos de saúde bucal, vamos mostrar que nós não estamos preocupados só com a estética, área que mais da rendimento, e sim com a social, com a humanização da ida ao dentista  com a melhoria de vida.

Mas, como tô ainda no primeiro semestre eu vou estudar e muito, por que o Brasil tá  precisando de mim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário