domingo, 22 de maio de 2011

Questionamentos?!

Oii...
Hoje eu fiz o meu terceiro fichamento, Embriões, células-tronco e terapias celulares: questões filosóficas e antropológicas, e ele  me levou a mais uma vez me questionar no que é o correto na questões de células-tronco, que já faz um tempinho que venho estudando e postando aqui no blog, em aborto, que sou totalmente contra, e na questão da clonagem humana.
Mas este artigo, levantou mais uma vez em mim a curiosidade em relação a uma técnica, eu ainda não sei bem como chama-la, mas ela se fundamenta no fato de criar bebês geneticamente modificados, para servirem de doadores para irmãos ou até mesmo  pais, com leucemia e outros tipos de câncer, como o que acontece no filme UMA PROVA DE AMOR, A mãe ao descobrir que a filha de 5 anos tinha um raro tipo de leucemia fica louca e resolve com o consentimento dos médicos  gerar mais um bebê, por inseminação e modificado,  para que esse venha a doar tudo o que a irmã venha a precisar, só que a história vai se desenrolar de uma maneira que a mãe das meninas não imaginava, a a filha com leucemia ao 16 anos quer morrer, por não aguentar mais passar por inúmeras cirurgias e por ver a irmã mais nova se desgastando tanto física e emocionalmente, e a outra filha resolve processar a mãe por faze-la inúmeras intervenções cirúrgias sem o seu consentimento.
O filme levanta outras questões, mas o meu post de hoje tem o intuito de convida-lo a discultir um pouco mais sobre ética, sobre as novas formas de terapia gênicas. Será que essa mãe, com o todo o seu amor foi ética e sensanta ao sair tirando os órgãos da filha?? e A mulher que faz um aborto, de fato manda em seu corpo como os mais fervoros defensores dizem?? Porque as células-tronco levantam tantas discussões, se aparenta ser uma técnica, aparentemente "simples"?? E até que ponto podemos no submeter a inúmeras tecnicas, buscando aparentemente a vida???

Vocês tem essas respostas?? Nãoo?? Então, leia esse artigo da Fagot-largealt, Anne.( o link dele ta na postagem anterior) se possível assistam o filme citado acima e venham discutir tmbém essas questões, façam da minha página e das páginas de vocês um ambiente de discussão e de crescimento da ciência, além de futuros profissionais da saúde, somos cidadãos e temos que brigar por uma vida, uma sociedade e consequentemente um mundo melhor.

bejitos

2 comentários:

  1. Excelente análise!
    Não que eu tenha o mesmo ponto de vista, mas a abordagem do tema está provocadora e reflexiva.
    .
    Eu ainda não assisti a este filme, e fiquei bastante interessado. Vou procurá-lo.
    .
    Acho que pode ser uma boa proposta para última aula de genética.
    .
    Valeu!

    ResponderExcluir