domingo, 8 de maio de 2011

Será que o brasileiro vai ao Dentista??

É impressionante como a busca do brasileiro por melhoras na saúde tem crescido, mas também é impressionante os dados que o IBGE nos apresenta, em 10 anos a busca por tratamentos Odontológicos cresceu apenas 7,3%. E o que é pior 58% dos brasileiros não faz uso da escova de dentes e um terço da população nunca fez tratamento dentário. Entre os jovens os números também são alarmantes: 40% dos brasileiros com faixa etária entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos um dente e o principal motivo – 93% dos casos, de acordo com o Ministério da Saúde, é a CÁRIE. 






Outro dados que o IBGE nos aprenta!
De 1998 para 2008, foi de 81,2% para 88,5% a parcela de pessoas que já haviam procurado o dentista
Cresceu a proporção de pessoas que já haviam ido ao dentista entre 1998 (81,2%), 2003 (84,1%, ou 147,9 milhões) e 2008 (88,5%, ou 165,5 milhões). Para visitas nos 12 meses anteriores à entrevista, os percentuais foram: 31,1%, 38,8% e 40,4%, respectivamente. Cabe destacar que, entre os 11,7% da população que nunca consultou um dentista, 47,9% tinham de 0 a 4 anos de idade, ou seja, 77,9% das crianças desta faixa etária nunca visitaram um dentista.


Em 2008, embora 88,3% da população já tivesse procurado um dentista, apenas 40,0% o fizeram há menos de um ano da data da entrevista. Enquanto 98,0% das pessoas com rendimento mensal domiciliar per capita acima de 5 salários mínimos já tinham ido ao dentista, o percentual foi de 71,3% para aqueles com rendimento de até ¼ do salário mínimo.

Caro colega, vamos juntos tentar mudar essa triste REALIDADE!!


Fontes:  IBGE

2 comentários:

  1. Oie,livia,triste realidade mesmo,talvez seja por isso que muitos me desestimulam quanto minha escolha pela odontologia,mas posso lhe garantir que estou amando o curso,acredito sim,em uma realidade diferente,e como te falei na facul devemos participar de projetos de prevenção,principalmente,pq infelizmente a procura pelo dentista e sempre tardia,acredito que nossas vida profissional nao comeca daqui a 5 anos e sim de agora,o blog tambem e uma ferramenta que me estimula bastante ao ver mais de 2000 visitas,anonimos perguntando,curiosos,teve alguns comentários de mau gosto,mas sei que o blog pode ser uma ferramenta de divulgação da nossa linda e futura profissão,acredito que vamos ser muito felizes em nossas escolhas,e vamos juntos mudar essa realidade :*..beijos

    ResponderExcluir
  2. Vamos sim minha querida colega!!!
    Vamos começar mudando de agora!! Tenho certeza q muita coisa irá mudar, pq eu acredito q quando a gente quer realmente alguma coisa a gente consegue, e quando muitos querem a mesma coisa a realidade fica mais próxima!! tenho fé q nós ainda vamos fazer muito pela odontologia, vamos quebrar muitos mitos e o melhor de tudo vamos fazer o bem, por que não a nada melhor do que levar sorrisos!!

    Beijoss!!

    estamos juntas nessa luta!

    ResponderExcluir