terça-feira, 10 de maio de 2011

Mau Hálito, Halitose... sinônimo de coisa chata!

                                           


Meu caro leitor o mau hálito é dos problemas bucais mais incômodos e perceptíveis. Ele causa desconforto, insegurança, e até na Bíblia no livro Gêneses há menção de tratamentos para refrescar o hálito. E  como  na Bíblia minha postagem de hoje é para dar dicas de como prevenir , curar e também das principais causas do mau hálito.



Irei começar listando as possíveis causas da temida halitose:
 A maioria dos casos tem origem na própria boca, são resultados da ação da flora bacteriana natural da nossa orofaringe sobre os alimentos que ingerimos, o cheiro da halitose provém da produção de gases por essas bactérias após a metabolização de alimentos que ficam depositados nestas regiões, por isso quanto menor a higiene bucal, maior é a chance de se ter mau hálito.
A saliva é um anti-septobucal natural, ela  ajuda no enxague da orofaringe, sem contar a sua ação bacteriana,por isso  ela é um importante indicador de mau halito, quanto mais seca estiver sua boca, pior irá ser seu hálito.
outro ponto que pode dar origem ao mau hálito são as amígdalas. Elas podem levar a deposição de alimentos na mesma.
Um mau hálito que surge subitamente pode ser o primeiro sinal de um faringite ou amigdalite em desenvolvimento. Isto é particularmente real nas crianças.
É incrível eu demorei para acreditar, mas o nariz também pode causar mau hálito, quando se tem sinusite pode ser que se tenha gotejamento na nasofaringe levando ao acúmulo de substâncias mau cheirosas na língua.
Porém, a principal causa da halitose é a digestão dos lipídios( gorduras), quando se passa muito tempo sem comer, o corpo começa a degeri-las, e elas são degradas em cetonas, que liberam odor característico.
Existem outros motivos, mas penso eu que esses são os mais comuns. 
                                   


Agora vamos ver meios para se evitar e até maneiras de se livrar o mau hálito.
A primeira coisa a ser feita e até mesmo a mais importante é manter uma boa higiene bucal. Se alimentar regulamente, manter a boca hidratada. são dicas básicas para se evitar mal hálito. Mas vou listar alguns alimentos que nos ajudam a manter um hálito fresco:

  • Maçã, suco de limão e de abacaxi.
  • Iogurte,
  • mastigar folhas de menta, salsinha ou cardamomo.
vocês encontrarão outros "remédios" naturais  aqui:outramedicina.com foi aqui que encontrei as dicas listadas a cima.

E espero que tenham gostado da postagem e que ela seja útil!! E  agora ninguém tem mais motivo para se ter mal hálito!! rsrsrsrs






Um comentário:

  1. A halitose causada por digestão de lipídios é bem comum, especialmente quando acordamos após uma noite de jejum... aí é só comer qualquer coisa com carboidrato que já dá uma boa redução no hálito.
    .
    Mas esta halitose aí todo mundo tem.
    .
    Se formos falar de pessoas com halitose, a maioria das vezes é LÍNGUA SABURROSA.
    .
    Daí a higiene da língua é muito importante.
    .
    O odor às vezes vem do ar expirado. Substâncias voláteis presentes no sangue passam para os alvéolos e depois para o ar expirado. Mas o hálito ruim neste caso sai pela boca e pelo nariz.
    É o que ocorre após comer alho e cebola.... rsss
    .
    E um teste bom pra saber como anda o hálito é lamber o próprio antebraço... e esperar alguns segundo... e cheirar... é este cheiro aí (mais ou menos) o que os outros estão sentindo sair da sua boca.
    .
    Rsssss.
    .
    Os dentistas precisam começar a ter mais coragem em abordar os clientes com halitose.
    .
    Muitos profissionais não conseguem realizar esta abordagem.
    .

    ResponderExcluir