sábado, 14 de maio de 2011

Vc's Conhecem o PIERRE FAUCHARD ??

Eu estava despropositadamente lendo curiosidades odontológicas, quando cheguei no seguinte trecho:

"Por muitos séculos o oficio de tratar os dentes era praticado pe los barbeiros e curiosos, foi no século XVIII, devido aos trabalhos do francês PIERRE FAUCHARD que fundou-se a Odontologia moderna."

Aí me veio a curiosidade de  conhecer o senhor Fauchard, e fui pesquisá-lo, como acho que muitos de vc's também não o conhecem vou tentar apresentá-lo!! Pois já virei fã!! rsrsrs

Pierre Fauchard, nasceu em Bretanha em 1678 e morreu na França em 1761, aos 83 anos de idade. Ele foi médico atuando principalmente na França e dedicou-se ao estudo das patologias bucais, que até então eram menos importantes para os médicos e eram tratadas por práticos, barbeiros entre outros. 
Ele é considerado o pai da Odontologia criador da obra "Le chirurgien dentiste"  em 1728, onde pela primeira vez ele descreve anatomia oral, sintomas de patologias da boca, técnicas para remoção de cáries, restauração e implante de dentes. 

Vou mostrar alguns instrumentos odontólogicos criados pelo gênio citado acima.



Fiquei triste , encontrei uma pequena quantidade de textos sobre o Fauchad,  se resumiam a poucas páginas na net, encontrei tambm uma página em sala de relacionamentos, Facebook,que só tinham duas participações, com a minha três, então se vc's que tem o face quiserem dar umaolhadinha aqui ta o link da página Pierre Fauchard - FB, e também deixo o convite para vc historiador da medicina, odontologia que venha a ter acesso a meu blog pesquisem mais sobre o Pierre e sua importante contribuição para odontologia!! 

E assim termino a minha postagem agradecendo ao Fauchard por sua contribuição e triste por ter tão pouco sobre ele....

beijos!
espero que como eu vc's tenham gostado do Pierre Fauchard.




6 comentários:

  1. Livia,
    de qualquer forma, você pode falar com um dos professores.

    Tem um que foi colega de sala de Fauchard.

    Eles até dividiam quarto na pensão de Madame Bodeviéri, onde se divertiam nas noites cortesãs da velha Europa.
    .

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKkkkkkkKKKK....

    será q esse colega do Fauchard foi o Prof.Francisco?

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Lívia, estou fazendo também uma pesquisa sobre ele, mas encontrei poucas informações,uma pena para uma figura tão importante na odontologia. Moyers cita Fauchard em seu primeiro capítulo, mas é apenas uma breve citação. Parabéns pela pesquisa! beijos Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Obg Fernanda!! Realmente é uma pena!! Uma figura ilustríssima, esquecida ou deixada de lado. :(

    ResponderExcluir