quinta-feira, 12 de maio de 2011

Plantas medicinais e fitoterápicos

Hoje, juntamente com minha amiga Isabela eu fui a uma feira de integração do curso de farmácia da faculdade FJN, e eu achei super importante o trabalho realizado por eles na prevenção e até mesmo na  motivação de crianças para o estudos, com experiências.
Elas estavam fascinadas com todos aquelas cores, e fumaça e isso é muito importante para o despertar de uma profissão, outra coisa que me fascinou foi o cuidado que eles tinham com o idosos, a dedicação a paciência, a destreza com que eles explicavam as coisas.... 
Mas, eu vim aqui realmente falar sobre plantas fototerápicas, lá também, nós encontramos o professor Aracélio, nosso querido professor de Biofísica, e nós falamos sobre a possibilidade de um projeto de extensão na odontologia, com plantas fototerápicas, sabe aqueles chazinhos que a vovó sempre dizia ser bom para dor de dente, aquela erva que quando mastigada tira mal hálito, assim nós iríamos realmente ver se eles funcionavam e pesquisar outros, aumentando o acesso da população a esses "remédios" naturais que são baratos, e possuem menos efeitos colaterais ou até nenhum... mas enquanto a gente não começa esse trabalho de extensão eu vou  postar aqui um pouco do que o professor Aracélio nos explicou sobre Plantas medicinais e fitoterápicas.


Qual é a diferença entre planta medicinal e medicamento fitoterápico?

As plantas medicinais são plantas na preparação de remédios, que agem devido a existência de substâncias químicas, também chamadas de princípios ativos que são responsáveis por aliviar ou curar enfermidades.
Quando a planta medicinal é industrializada para se obter o medicamento, tem-se como resultado o fitoterápico. O processo de industrialização tem o objetivo de evitar contaminação por microorganismos, agrotóxico e substâncias estranhas, além de padronizar a quantidade e a forma certa que deve ser usada, permitindo uma maior segurança de uso.

ATENÇÃO: Todo fitoterápico industrializado deve ser registrado na ANVISA/MINISTÉRIO DA SAÚDE antes de ser comercializado.



Plantas medicinais:
as plantas medicinais apresentam grande importância dos cuidados de saúde, e recentemente foram apresentados ao sistema único de saúde (SUS). constituem os primeiros recursos terapêuticos conhecidos pela humanidade.
o conhecimento sobre o uso medicinal dos vegetais ao longo dos anos, vem sendo transmitidos de geração e além de seu valor cultural e terapêutico, são uma importante fonte de renda.


Medicamento fitoterápico:
É um medicamento obtido a partir de plantas medicinais. Um fitoterápico como qualquer outro medicamento, deve oferecer garantia de qualidade, possuir efeito terapêutico comprovado, composição padronizada e segurança de uso para a população.

E meu caro leitor, como qualquer outro medicamento, um fitoterápico ou uma planta medicinal pode ocasionar problemas de saúde como: alterações na pressão arterial, problemas no fígado rins, sistema nervoso central e dependendo da forma de uso até a mesmo a morte.

Pensar que o natural não faz mal é errado! procure sempre a orientação de um profissional de saúde.


EVITE A AUTOMEDICAÇÃO!



2 comentários:

  1. Realmente uma excelente oportunidade de DESENVOLVER pesquisa na Odontologia na Região do Cariri.
    .
    O prof. Aracélio inclusive tem experiência e trabalhos já orientados na Faculdade Leão Sampaio nesta linha.
    .
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Aiin liviiaaaa!!! amei a postagem,eu quero participar desses projeto tambem,..beijos e to fazendo a minha postagem

    ResponderExcluir