segunda-feira, 2 de maio de 2011

Reprogramação Celular, iPS

É incrível a quantidade de textos, hoje, encontrados sobre célula tronco e a sua gama utilização. Dando uma olhadinha na  Revista ciência hoje on-line encontrei  uma reportagem cujo título era:  O futuro da medicina é personalizado, fui lê-la com o intuito de saber um pouco mais sobre células tronco e acabei conhecido a chamada Reprogramação celular, técnica pesquisada em vários países, mas desenvolvida pela primeira vez no final de  2007 no Japão pelo pesquisador Shynia Yamanaka .

" transformou pela primeira vez células da pele em células-tronco de pluripotência induzida (iPS). Usou as mãos e um punhado de vírus. O método ficou conhecido como reprogramação celular."

A reprogramação celular consiste justamente em transformar um tipo de célula eu outra célula, o que consiste 
em células tronco embrionários, que são pluripotente e tem capacidade de se transformar em qualquer célula do corpo humano. Dessa forma as  células iPS (células reprogramadas) substituem as células tronco tão polêmicas.
"grande feito da reprogramação celular é contornar o problema do uso de embriões humanos"

"Se Armando Nogueira tivesse que definir pluripotência, provavelmente diria que é como um jogador de futebol que joga nas 11 posições "

As células iPS quebraram barreiras no desenvolvimento e criaram novas alternativas para tratamentos que necessitavam de células tronco embrionárias. Sem contar que umas das grandes vantagens  dessas células  é que elas são reconhecidas pelo o corpo do paciente sem rejeição, pois elas são geradas  à la carte (de células do próprio pasciente), diferente das células tronco embrionárias que vem de outro corpo, embrião.
Por outro lado, sua aplicação na prática médica, como alternativa às células-tronco embrionárias ou transplantes em geral, ainda depende de uma série de avanços na própria técnica de reprogramação celular.
A técnica para criar células iPS utiliza vírus, carregam para o interior das células genes essencias a pluripotência. Tanto esses genes quanto os vírus aumentam os riscos de formação de tumores pelas células iPS. Erradicar seu potencial tumoral é de fundamental importância para permitir a transferência da tecnologia de reprogramação celular para a área clínica.

"Enquanto esses desafios não são ultrapassados, o padrão-ouro continua com as células-tronco embrionárias, essenciais, mas vale discutir o que é realidade para as células iPS e como estão contribuindo, na prática, para o progresso da medicina."


Ainda existe muito a ser estudo  mas ficamos na esperança que essa técnina se aperfeçoi o mais rápido possível. Ela em 2008 ganhou o óscar da Science e UFRG está também desenvolvendo pesquisas promissoras.

"A reprogramação de células nervosas para um estado pluripotente é um mecanismo complexo, mas, se dominado, poderá criar meios de reparar traumas no sistema nervoso central e desordens neurológicas degenerativas. Trabalhando com astrócitos, um tipo de célula do tecido nervoso, nosso grupo obteve resultados preliminares promissores com a reprogramação dessas células no Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ." 

Finalizo aqui essa postagem muito  esperançosa e feliz, imaginando assim como o colunista da ciencia hoje,Stevens Rehen , como seria o encontro do Christopher Reeve , primeiro  super homem dos cinemas importante financiador das pesquisas de célula tronco e que se tornou tetraplégico depois de um acidente com  cavalo onde ele fraturou as primeiras vértebras cervicais, com o cientista Shinia Yamanaca, que como o super homem e a sua maneira também foi capaz de transformar carvão em diamante.

2 comentários:

  1. Ei, Lyvia Karynne, é isso mesmo.
    Eu também tinha lido esta matéria (ontem mesmo).
    E na página CIÊNCIA HOJE você viu a quantidade de matérias interessantes outras.
    .
    Fonte inesgotável de conhecimento.
    Recomendo também.
    .
    E boa postagem.

    ResponderExcluir
  2. Obg!!

    Eu vi simm, Tõ encantada com a página do Ciência Hoje!!

    ResponderExcluir